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IAB irá avaliar digital por categorias

Instituto também divulgou uma projeção de crescimento de 25% para a publicidade digital neste ano, em comparação com 2013


15 de abril de 2014 - 3h41

Por Isabella Lessa
Do ProXXIma

Com o objetivo de mapear os rendimentos da publicidade online por categorias, o IAB Brasil vai, a partir de agosto deste ano, iniciar estudos trimestrais de caráter quantitativo em parceria com a comScore. “Conseguiremos cruzar dados com o CPM feito pelas agências e obter informações sobre diferentes tipos de anúncios”, afirma Marcelo Lobianco, vice-presidente do IAB, em evento realizado nesta terça-feira, 15. A partir disso, o executivo afirma que será possível mensurar dados sobre a publicidade mobile, inclusive.

O Instituto também revelou sua estimativa para o setor digital neste ano. Segundo o IAB, o investimento em publicidade online deve ultrapassar R$ 7 bilhões em 2014, o que significa uma expansão de 25% em relação ao ano passado. O crescimento inclui os segmentos de social media, search, display e classificados. Só os dois últimos, juntos, devem garantir cerca R$ 4,6 bilhões, enquanto display e social media devem responder por R$ 2,5 bilhões.

Se as previsões se consolidarem, segundo o IAB Brasil, o share do meio digital deve chegar a 18% do total do faturamento em publicidade no País. Rafael Davini, presidente do IAB no Brasil, acredita que os dois principais eventos deste ano, Copa do Mundo e eleições presidenciais, devem impulsionar o tráfego da internet. “A Copa é um evento televisivo, porém o que acontece antes e depois do jogo é maior. Em época das eleições, as pessoas querem se informar ainda mais. Tudo isso gera acessos e engajamento na internet”, afirma. Ele também destaca que os anunciantes têm prestado atenção às demandas do mercado e estão mais preparados para atender o consumidor em múltiplas telas.

De acordo com o IAB, outros fatores têm contribuído para a evolução da publicidade online. Hoje, o Brasil é o terceiro país com mais internautas ativos (52,5 milhões), ficando atrás apenas do Japão (60 milhões) e Estados Unidos (198 milhões). Por outro lado, os brasileiros lideram o tempo gasto online e só perdem para os norte-americanos em acessos no Facebook. De acordo com a comScore, também presente no evento, o interesse por vídeos online e redes sociais, assim como o salto nas vendas de tablets, sinalizam oportunidades para o mercado publicitário nacional.
 

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