Balanços financeiros entram em nova era

Buscar

Balanços financeiros entram em nova era

Buscar
Publicidade

Mídia

Balanços financeiros entram em nova era

Novas plataformas digitais podem dar fôlego às publicações de resultados financeiros


23 de abril de 2014 - 8h36

As páginas pesadas, repletas de tabelas que costumam preencher jornais na safra de balanços estão ganhando novas nuances. As empresas de capital aberto, obrigadas pela lei que adota os padrões da International Acounting Standards (IFRS) a publicarem, entre janeiro e abril, seus relatórios financeiros em veículos de comunicação que cobrem economia, estão se adaptando às tecnologias multiplataforma.

As companhias de capital aberto, inclusive, já estão liberadas para publicarem seus Fatos Relevantes somente em portais, não sendo mais obrigatória a publicação em jornais impressos. Esse pode ser mais um sinal da era de mudanças pelas quais as demonstrações financeiras passarão na mídia.

Os jornais, por sua vez, oferecem mais pacotes e formatos. Além de páginas impressas, o Valor Econômico, player que detém o maior share desse mercado, disponibiliza também o canal Valor RI. Nele, os clientes podem publicar conteúdos diversos, como notícias corporativas e agenda de reuniões públicas. “A estratégia é mostrar aos anunciantes como os balanços se tornaram uma importante ferramenta de comunicação com o mercado”, argumenta Alexandre Caldini, presidente do Valor Econômico, que no trimestre avançou 17% em comparação ao mesmo período de 2013, com aproximadamente 500 balanços.

A Folha de S.Paulo também se destaca na oferta de publicidade multiplataforma. Neste ano, o jornal estreou a divulgação do comunicado de fatos relevantes no ambiente digital. A publicação aumentou em 31% o número de páginas de publicidade legal, segundo dados cedidos pelo Ibope Media à Folha. Já o Grupo Estado, outro diário respeitado no meio corporativo, disponibiliza seu Broadcast, no qual destaca os informes em meio à rede de noticiário econômico, em 15 mil terminais de executivos, investidores e analistas. A empresa também consolidou a reestruturação do departamento direcionado à modalidade. Em 2013, o Estadão cresceu 27% em publicidade legal.

Embora ainda não tenha encerrado o período da publicação dos balanços, a Ejesa, que publica o jornal Valor Econômico, comemora os bons resultados da safra. Segundo Marco Panza, diretor de publicidade legal e financeira do grupo, já é possível contabilizar um crescimento de 20% nos balanços publicados em comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar disso, o executivo vislumbra que a participação dos balanços financeiros na publicação ainda irá aumentar. “Em um jornal de Economia, a publicidade legal representa em torno de 60% das receitas. Em função do jornal ainda ser recente (5 anos) não atingimos ainda esse patamar. Estamos em fase de crescimento e, por enquanto, os balanços representam 40% da nossa receita total”, conta Panza.

A íntegra desta matéria está publicada na edição 1606 de Meio & Mensagem, publicada em 21 de Abril e disponível nas versões impressa e para tablets, com os sistemas iOS e Android. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    A partir das eleições municipais deste ano, a publicidade relacionada a candidatos políticos não poderá mais ser impulsionada pelo Google Ads

  • TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    Projeto de lei determina que ByteDance venda sua participação na rede social a um comprador norte-americano em até 270 dias