Evangélicos em destaque na mídia do ES

Buscar

Evangélicos em destaque na mídia do ES

Buscar
Publicidade

Mídia

Evangélicos em destaque na mídia do ES

Alto índice de adesão dos fiéis desperta atenção de empresários e meios de comunicação do Estado


25 de abril de 2014 - 9h29

Por Flávia D’Angelo

Pouco a pouco eles cresceram e hoje, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os evangélicos passaram de 17% da população brasileira em 2000, para 22% em 2012. Em dez anos, subiram de 26,2 milhões para 42,3 milhões em todo o País. No Espírito Santo essa realidade é ainda mais intensa: 33% dos capixabas são evangélicos, percentual superior à média nacional, de 22%. O alto e crescente índice de adesão de fiéis faz com que os principais meios de comunicação tenham produtos desenvolvidos e voltados a este público. Além de revistas segmentadas e programas de TV e rádio, os dois principais jornais da região possuem espaços reservados diariamente para religião. 

Desde 1999, o jornal A Tribuna mantém um espaço dedicado ao conteúdo evangélico. A princípio ficava dentro da editoria de Cidades, mas três meses depois que o jornalista Nelmir Schneider assumiu a edição da coluna, em janeiro de 2000, o jornal ampliou o espaço dando uma página inteira para religião. “A coluna de religião era a mais lida. Definiram a mudança a partir de uma pesquisa com os leitores do jornal feita na Grande Vitória na qual identificaram que a audiência de religião só perdia para a coluna “Qual a bronca?”, de reclamações de consumidores. É um grande filão.”

Schneider conta que o jornal também dá apoio a eventos com cantores gospel do grupo. As pautas são basicamente para divulgação de seminários, cultos, palestras, retiros e marketing para as campanhas de libertação, cura, prosperidade financeira, entre outros. “Evangélicos adoram a página e enviam muitas sugestões. O texto não tem discurso, bem direto e objetivo. Eles chamam a página de abençoada”, pontua.  

wraps

 O jornal A Gazeta também mantém um espaço similar no periódico. A Coluna da Fé, escrita pela jornalista Joviana Venturini, também privilegia a divulgação de eventos, lançamentos e artistas religiosos. À frente da coluna há apenas dois meses, Joviana diz que o espaço tem como diretriz evitar temas polêmicos, analíticos ou mesmo de discussão de doutrina. O editor-chefe André Hees conta que a Coluna da Fé não é focada somente no público evangélico, é sobre religião. “As nossas pesquisas indicam que o assunto é de grande interesse do leitor. Além disso, o Espírito Santo é um Estado muito religioso, a maioria é evangélica, mas tem uma comunidade muito grande católica”, diz.

Páginas religiosas
Prestes a completar 20 anos de atuação, a revista Comunhão é o principal veículo desenhado para esse público. Carro-chefe da Next Editorial, a publicação capixaba conquistou o seu espaço no Estado e tornou-se referência no seu meio. São mensalmente 25 mil exemplares, número de circulação inferior somente aos jornais diários capixabas. Segundo o editor-executivo da Revista Comunhão, Mário Fernando Souza, o mercado evangélico está em franca ebulição, amadurecendo e tomando a forma de um novo momento histórico. “Temos todos os tipos de anunciantes já que a revista tem uma penetração muito grande nos tomadores de decisões da comunidade”, diz ele, que reserva até 5,5% do orçamento para ações de marketing.

wraps

Para o editor-executivo da Comunhão, o segredo para aproximação com esse público está no discurso. “Os meios de comunicação precisam entender que cada grupo tem o seu modelo comportamental de usos e costumes e a mídia tem de atender aos anseios e necessidades do leitor, ouvinte ou telespectador”, afirma. Para comemorar os 20 anos do título, a Next planeja ações com foco em plataforma digital. Souza conta também sobre investimentos em subprodutos segmentados, como a Comunhão Noivos, por exemplo. Além de questões e temáticas teológicas, a publicação vai abordar também o ritual do casamento, vestuário, preparativos e cerimonial.

Além da publicação impressa, a Next Editorial também possui o site Comunhão e duas rádios online. Por meio da Intermédio, empresa do grupo para eventos, a editora realiza projetos para relacionamento com a comunidade. Trata-se do Encontro Comunhão com Líderes, Pesquisa Comunhão, Café de Comunhão e apoio institucional a eventos do setor. Souza conta que a Next pretende lançar no próximo ano o Prêmio Comunhão de música para reconhecer nomes e personalidades relevantes da cena musical gospel brasileira. 

Comunicação de massa
Desde 1999, a TV Tribuna (SBT) veicula o Programa Desafios. No começo, eram 15 minutos transformados meses depois em 20 minutos por conta da audiência. Hoje, a atração tem meia hora de entrevistas, variedades, videoclipes e quadros temáticos, como o Pensando em Você e Fique de Olho. O pastor, apresentador e diretor do programa Ely Blunck é o responsável pela produção e comercialização do horário na grade da emissora. O pastor classifica seus anunciantes como fiéis porque, segundo ele, assimilam o mesmo comportamento do telespectador. Sem citar nomes, ele diz que tem quatro empresas — sendo uma multinacional — que anunciam desde o primeiro programa. Mas ainda há espaço, segundo o pastor. “No passado parecia que (o anunciante) tinha medo de associar sua marca a um programa de caráter cristão. Hoje, sabem que é questão de sabedoria incluir esse público na distribuição na mídia da empresa”, afirma.

wraps

Em 2014, a atração completa 15 anos na grade da TV Tribuna/SBT e para comemorar foram anunciadas novidades para o cenário, vinhetas e quadros. Blunck, que pretende lançar um novo CD em maio, ainda tem sonhos de realizar um musical voltado ao público evangélico. Em novembro, o Programa Desafios fará a sua quarta viagem à Terra Santa (Dubai, Jordânia e Israel). A revista eletrônica, como Blunck a chama, vai ao ar todos os sábados às 9h30 e as segundas às 13h25. Além da TV, Blunck apresenta de segunda-feira a sábado, das 20h às 22h um programa na Rádio Tribuna AM 590 MHz.

Não são poucas as estações capixabas que se dedicam ao mercado gospel. É o caso da rádio FM A Cor Da Vida 102,9 MHz. Nascida em 2005, ela já está entre as cinco rádios FM mais ouvidas da grande Vitória, segundo dados do Ibope. De acordo com a diretora-geral Magda Santos Malta, a programação musical é o principal diferencial da estação. “Antes de ser uma FM gospel, A Cor Da Vida é uma é uma rádio popular. É uma emissora que se propõe a falar com o povo, com a massa, seja ela evangélica ou não”, explica.

Desde 2010, a rádio realiza a ação chamada de Um Dia Pela Vida. Trata-se de um projeto social que, segundo Magda, reúne cerca de 110 mil pessoas entre autoridades, artistas, esportistas, jornalistas e a sociedade. De acordo com ela, o marketing e o uso de suas ferramentas têm sido determinantes tanto para o crescimento, como para as mudanças no perfil desse público nos últimos dez anos, principalmente. Para exemplificar Magda cita que o evento Um Dia Pela Vida tem atraído anunciantes do mercado nacional como Nestlé, Schincariol, Banco BMG, Ditally e Fortlev. 

wraps

Leia a íntegra desta matéria na edição especial Espírito Santo, parte integrante da edição 1606, de 21 de abril, exclusivamente para assinantes de Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa ou para tablets Apple e Android.  

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital