Google deve apagar links com dados de usuários

Buscar

Google deve apagar links com dados de usuários

Buscar
Publicidade

Mídia

Google deve apagar links com dados de usuários

Anunciada nesta terça-feira, 13, a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) prioriza a escolha dos usuários


13 de maio de 2014 - 11h58

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) decidiu que empresas de ferramentas de busca, como o Google, devem conceder aos usuários do mecanismo o direito de apagar links com suas informações pessoais, armazenadas pelos servidores.

Segundo informações da agência de notícias AFP, a decisão da justiça está baseada na ação apresentada por um cidadão espanhol que solicitou a retirada de seus dados pessoais da busca do Google.

O tribunal disse que “qualquer pessoa tem o direito de ser esquecida na internet, sob certas condições”. Entre os requisitos está a inadequação dos dados, quando as informações são consideradas não pertinentes ou deixaram de ser, por causa do tempo transcorrido. 

O espanhol que iniciou a ação fez uma denúncia, em 2010, à Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) contra o jornal La Vanguardia e o Google. O órgão não aceitou o pedido no que se referia ao jornal porque considerou que as informações foram publicadas legalmente, no entanto ordenou ao Google que retirasse as informações da busca.

A empresa, por sua vez, recorreu à Audiência Nacional Espanhola, que levou o caso ao TJUE. A decisão final foi dada nesta terça-feira, 13. A justiça entendeu que a empresa que administra a ferramenta de busca tem responsabilidade no tratamento das informações que armazena.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Carsten Rauh, head de native sales da Microsoft para EMEA e LATAM, comenta a oferta de soluções a agências e anunciantes e hábitos da audiência no Brasil

  • TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    Canal exibirá, pela primeira vez em ambiente digital e gratuito, a competição continental