AT&T fecha compra da DirecTV

Buscar
Publicidade

Mídia

AT&T fecha compra da DirecTV

Telecom deverá pagar US$ 48,5 bilhões pela empresa de TV por assinatura, maior controladora da brasileira Sky


19 de maio de 2014 - 12h31

Conforme anunciado, a telecom AT&T efetivou a compra da operadora de TV por assinatura DirecTV. O negócio de US$ 48,5 bilhões foi supervisionado pela Goldman Sachs e aprovado pelos conselhos de ambas as empresas. Ainda deve ser aprovado por acionistas da companhia de TV paga e passar por verificação de autoridades de regulação dos Estados Unidos. As empresas esperam concluir o negócio em até 12 meses.

A AT&T é a segunda maior operadora de telefonia do país e, com a aquisição, sua receita anual chega a US$ 160 milhões e mais de 45 milhões de clientes, sendo 26 milhões da telecom. O mercado considera essa movimentação uma resposta à recente compra da Time Warner Cable pela concorrente Comcast, por US$ 45 bilhões.

A AT&T é a segunda maior telecom dos EUA e tem investido no crescimento de sua rede de banda larga, que espera cobrir nos próximos meses uma área correspondente a 70 milhões de potenciais consumidores. Mesmo assim, a empresa vinha enfrentando forte concorrência da Comcast que, além de comprar a operadora de canais pagos, tem um acordo de venda de produtos com outra grande player do país, a Verizon.

Além da resposta à Comcast, analistas do setor ressaltam o desempenho da DirecTV no mercado latino, onde tem 18 milhões de assinantes. Segundo a consultoria Teleco, só no Brasil são 5,37 milhões de clientes, por meio da Sky.

Outros dois movimentos recentes aqueceram a negociação anunciada neste final de semana. Em abril, a AT&T anunciou um acordo com o Chernin Group de investimentos de US$ 500 milhões no desenvolvimento e lançamento de uma plataforma de video on demand (VOD). Semana passada, a Berkshire Hathaway, holding de Warren Buffet, divulgou em seu balanço do primeiro trimestre que vendeu cerca de US$ 150 milhões de ações da DirecTV, enquanto aumentava sua participação na Verizon. Mas ainda não há evidências de que esses casos tenham relação ou influenciaram de alguma forma a compra da operadora de TV.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    Plataforma convida usuários a postarem conteúdo sobre o festival; os autores dos mais criativos ganharão ingressos para o evento

  • Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Com o comunicado, o Instagram anuncia também stories com teasers para não-assinantes e outras ferramentas em fase de testes