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Facebook: o “maior estádio” do mundo

Rede cria hub para fãs de futebol e da Copa. E no Brasil operação lança no dia da abertura do Mundial formato de vídeo publicitário premium que só existia nos EUA. A estreia é com Budweiser


10 de junho de 2014 - 4h08

Nascido nos Estados Unidos, país que não está entre os movidos pela paixão do futebol, o Facebook entra na Copa credenciando-se como o “maior estádio” do mundo. Afinal, são 500 milhões de pessoas que se declaram fãs de futebol (de um total de 1,28 bilhão de usuários). Nesta terça-feira, 10, a rede social apresentou uma de suas armas para conquistar a cobiçada atenção da população que globalmente ficará ligada nos jogos. É o Trending World Cup, um hub dedicado ao evento e que fornecerá dados, resultados, atualizações dos atletas, posts dos amigos e de celebridades – com a hashtag #WorldCup – e um mapa interativo mostrando onde estão os fãs de alguns dos craques que disputam o Mundial. Por sinal, o jogador mais popular da rede é o português Cristiano Ronaldo, que arrebata 84,3 milhões de fanáticos na plataforma – Neymar é o terceiro, com 23,3 milhões, atrás do argentino Messi, com 57,8 milhões.

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A partir da quinta-feira 12, data da abertura da Copa, quem estiver no estádio, no bar ou em casa vendo o jogo poderá compartilhar seu status utilizando um emoticon. Além disso, a rede criou um perfil oficial para ser a “voz” dos fãs. O Facebook Ref, um árbitro com 35 anos de carreira, fará seus comentários sobre o Mundial em sua página.

Vídeo premium na abertura da Copa

Também na Copa a estreia no Brasil um formato premium de vídeo publicitário que, até então, estava restrito aos Estados Unidos. No início de ano, a rede social colocou no ar, ou seja, no feed de notícias, uma campanha da NBC para divulgar suas séries, inaugurando o novo modelo. No País, a estreia desse formato será com a Budweiser, que levará para os usuários com mais de 21 anos (o target é definido pelo anunciante), o filme “O grande show”, que trará como um dos destaques o músico Axl Rose (do Guns N’Roses). O vídeo ficará no ar por 24 horas, condição dada ao modelo premium, e permitirá a exibição, em uma espécie de carrossel, dos dois comerciais anteriores (“Aeroporto” e “Backstage”, ambos criados pela Africa).

O formato premium possibilita a utilização de até três vídeos, atingindo um máximo de 20 minutos. O primeiro filme é limitado a 15 segundos e é executado automaticamente (auto-play), porém sem uso. O áudio é habilitado se o usuário se interessar pelo conteúdo e passar a assistir todo o vídeo, que vem “carregado”, o que diminui o desgaste de quem não tem uma boa conexão. Mensalmente, 87 milhões de brasileiros acessam a rede, sendo 63 milhões pelo celular.

O filme da Budweiser entrará no ar no primeiro minuto da quinta-feira 12. A campanha é estrelada por quatro jogadores: Hulk, Samuel Eto’o (Camarões), Gary Cahill (Inglaterra) e Maya Yoshida (Japão). Axl Rose entrará em cena no comercial para mostrar que os atletas serão verdadeiros rock stars durante a Copa. No Brasil, o Facebook reúne 53 milhões de futebol.

O formato premium já tem novas marcas escaladas, com campanhas no ar a partir do dia 15: Claro, Fiat, Rexona Men e Kit Kat. 

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