Yahoo adota métrica de viewability

Buscar
Publicidade

Mídia

Yahoo adota métrica de viewability

Portal anuncia que passará a cobrar de seus anunciantes pela visualização efetiva das peças publicitárias em sua página


25 de junho de 2014 - 10h34

Em uma tentativa de valorizar o meio Internet e mostrar aos anunciantes que as verbas direcionadas à web podem ter um valor maior, o Yahoo anunciou que passará a cobrar apenas pelos anúncios que forem efetivamente visualizados pelos leitores.

Chamado de Prime View, a ferramenta de viewability do Yahoo é um passo significativo para a indústria digital, uma vez que a companhia é um dos maiores negociadores de publicidade online do mundo. A adoção da ferramenta seria uma maneira de contrariar a ideia de que grande parte dos anúncios online passam despercebidos pelos usuários. Apesar da inovação, o Prime View possui alguns recursos limitados em comparação com algumas ferramentas já oferecidas no mercado, como a do Google.

O termo viewability tem sido frequente entre os debates do universo digital, uma vez que os anunciantes conservam a impressão de que muitos de seus anúncios ficam “invisíveis” nas telas. No ano passado, a ComScore avaliou que 54% dos anúncios online podem nunca ser vistos pelos usuários da web.

Entidades do mercado, como o Interactive Advertising Bureau (IAB) vem tentando organizar esforços para resolver essa questão da visibilidade nos anúncios online. Neste ano, o Media Rating Council, especializado na definição de padrões do setor da mídia, estabeleceu um conceito para a discussão: se pelo menos 50% de uma peça publicitária ficar diante do usuário, na tela, por um segundo, ela já é considerada “visível”. A nova ferramenta do Yahoo, credenciada pelo Media Rating Council, adota esse padrão.

Apenas os anunciantes que compram mídia diretamente do time de vendas do Yahoo, nos Estados Unidos, terão o direito de utilizar a métrica do Prime View, de acordo com Eric Lange, VP de produtos publicitários do Yahoo. E esses serão limitados aos anúncios previstos no inventário do portal que contemplam essa tecnologia de visibilidade.

Por enquanto, a nova tecnologia aplica-se somente aos sites do Yahho visualizados em computadores e notebooks, não valendo para as versões mobile. Sites de terceiros que utilizam a tecnologia do Yahoo para vender anúncios publicitários também não podem fazer uso da métrica.

Com informações do Advertising Age.  

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Carsten Rauh, head de native sales da Microsoft para EMEA e LATAM, comenta a oferta de soluções a agências e anunciantes e hábitos da audiência no Brasil

  • TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    Canal exibirá, pela primeira vez em ambiente digital e gratuito, a competição continental