Na Copa da web, EUA vence Brasil

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Na Copa da web, EUA vence Brasil

Pesquisa feita pela empresa GlobalWebIndex aponta os norte-americanos mais dispostos em acompanhar e comentar o Mundial nas redes sociais


1 de julho de 2014 - 5h56

Enquanto os Estados Unidos enfrenta a Bélgica pela fase de oitavas de final da Copa do Mundo, o Mundial continua quebrando recordes no país. Além de ter conseguido quebrar recordes de audiência na TV dos Estados Unidos, a Copa do Mundo também tem engajado os norte-americanos nas redes sociais, mais do que os brasileiros e ingleses, tradicionalmente “loucos” por futebol.

Até mesmo o presidente Barack Obama está ligado na Copa do Mundo do Brasil. Durante a partida contra a Alemanha, disputada no último dia 26, ele postou no Twitter uma mensagem de apoio à sua seleção enquanto estava no avião. Antes disso, a partida disputada contra Portugal, que terminou com o placar de 2X2, foi responsável por atrair a maior audiência já registrada em uma transmissão de futebol nos Estados Unidos, colocando mais de 25 milhões de espectadores diante da telinha.

A GlobalWebIndex, empresa de estudos online, fez uma pesquisa com cerca de mil usuários de internet do Brasil, Estados Unidos e do Reino Unido, questionando-os sobre seus hábitos em dias de jogos. De acordo com os resultados, 51% dos usuários dos Estados Unidos gostam de acompanhar aos jogos enquanto navegam as redes sociais, para ver os comentários dos amigos sobre a partida. A proporção foi maior do que os entrevistados do Brasil (50%) e Reino Unido (44%).

“É surpreendente o quanto a audiência norte-americana está engajada. Isso é sinal do poder do esporte nacional e a vantagem de o Brasil ter um fuso horário similar ao norte-americano, além do forte trabalho que o técnico da seleção, Jurgen Klinsmann, vem fazendo para conseguir apoio”, comenta Jason Mander, diretor de tendências da GlobalWebIndex. 

O Facebook é, de longe, a rede social mais popular dos espectadores da Copa nos Estados Unidos: 95% dos entrevistados declaram que navegam nessa rede social enquanto assistem aos jogos. Para 65%, a rede preferida é o Twitter e 25% disseram que preferem o Google+ ou o Instagram. O diretor da GlobalWebIndex acrescenta que o Facebook foi a rede social mais citada nos três países pesquisados, o que representa seu grande potencial em reunir conversas. 

A Copa do Mundo, aliás, foi o primeiro evento a alcançar a marca de 1 bilhão de interações no Facebook (considerando o período entre o primeiro dia da Copa, 12 de junho, até 29 de junho). Apenas durante a partida dentre Brasil X Chile, realizada no sábado, 28, mais de 31 milhões de pessoas realizaram 75 milhões de interações (entre posts, curtidas e compartilhamentos).

No Brasil, 57% dos entrevistados na pesquisa responderam que utilizam o WhatsApp para comentara Copa, o que demonstra a popularidade e o potencial de crescimento do comunicados instantâneo, que foi comprado pelo Facebook em fevereiro, pelo valor de US$ 16 bilhões. Nos Estados Unidos, 12% dos entrevistados disseram usar o WhatsApp. No Reino Unido, o índice foi de 28%.

Com informações do Advertising Age

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