Argentina terá medição de audiência estatal

Buscar

Argentina terá medição de audiência estatal

Buscar
Publicidade

Mídia

Argentina terá medição de audiência estatal

Cristina Kirchner anunciou sistema para medir índices do interior e competir com o Ibope


3 de julho de 2014 - 11h03

A presidência argentina deve criar uma empresa estatal de medição de audiência televisiva. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o Sistema Federal de Medição de Audiência (Sifema) será composto por 11 universidades e começará a publicar resultados em 90 dias. A principal empresa a operar a medição de televisão aberta no país hoje é a brasileira Ibope.

A presidente Cristina Kirchner acusa as empresas privadas de concentrarem seus investimentos publicitários nos grandes grupos de comunicação. Segundo a mandatária, a compra de mídia em TV rendeu cerca de 31 bilhões de pesos (R$ 8 bilhões) em 2013.

A TV Pública, estatal, ocupa hoje o terceiro lugar em audiência, atrás do Canal Artear e do líder Telefe, do grupo Telefônica. Fontes do governo acreditam que essa quadro pode se alterar com a chegada de índices do interior do país calculados pelo Sifema. O próprio Ibope já verifica algumas praças além da Grande Buenos Aires: Córdoba, Mendoza, Rosário, Tucumán, Mar del Plata, Bahía Blanca, Santa Fé/Paraná e Alto Vale. Segundo o instituto, a cobertura representa 70% da população urbana do país.

Além da audiência, há questão política na manobra. Cristina Kirchner é antiga opositora do Grupo Clarín, dono do Artear, com quem travou forte enfrentamento a respeito da Lei de Meios. As duas partes também chegaram a se enfrentar sobre a falta de investimentos de verba oficial no canal, apesar de seus altos índices de audiência. O governo chegou a perder uma disputa na Suprema Corte para o Clarín a respeito de inserções no canal.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Pesquisa realizada pela Teads ao lado da CNN Brasil revela critérios para a escolha de site de notícias, bem como sentimentos em relação a anúncios em veículos

  • Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Redação, estúdios, áreas operacionais e gestão da emissora funcionarão em prédio no Itaim Bibi, em São Paulo