CNT viola lei em acordo com Universal

Buscar
Publicidade

Mídia

CNT viola lei em acordo com Universal

Arrendamento de parte da grade da TV CNT feito pela Igreja Universal do Reino de Deus descumpre Lei nº 8666/83, que regula licitações e contratos de concessão pública


17 de julho de 2014 - 6h12

A ampliação da presença da Igreja Universal do Reino de Deus na televisão tem chamado a atenção do Ministério Público e acirrado a disputa com os concorrentes. Na semana passada, a igreja de Edir Macedo alugou 22 horas diárias da programação da TV CNT e passou a deter 92% da grade da emissora.

Informações da Folha de S.Paulo publicadas nesta quinta-feira, 17, apontam que a movimentação retirou da paranaense CNT outros dois programas de destaque no meio gospel, o Vitória em Cristo, apresentado por Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, e a atração comandada por Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Em entrevista ao UOL, Pedro Ekman, coordenador executivo da Intervozes, afirmou que ao alegar que a venda de horários está relacionada à publicidade (em alguns locais, como em Salvador, a concessão determina que a emissora destine no máximo 25% de sua grade), as emissoras cometem fraude. "Não se pode arrendar uma concessão", disse para o portal. Manobras desse tipo violam a Lei nº 8666/83, que regula licitações e contratos de concessão pública.

O aluguel da grade também será analisado pelo MP por ter finalidades diferentes das definidas na concessão.

Segundo reportagem da Folha, o arredamento da CNT é a segunda manobra patrocinada pela Universal. No ano passado, num acordo com a Bandeirantes, a igreja alugou toda a grade disponível do Canal 21 (UHF), que desde 2008 era ocupada completamente por programação da Mundial.

De acordo com o jornal, Valdemiro estaria prestes a fazer o arrendamento integral do canal 32 (antiga MTV), vendida no ano passado pela Editora Abril para o Grupo Spring. No mercado circula a notícia que a Mundial teria acumulado R$ 21 milhões em dívidas e, por isso perdido, o Canal 21.

Levantamento da Folha mostrou que a Universal detém 364 horas de programação na televisão durante a semana. A Internacional da Graça de Deus acumula 49 horas, divididas em atrações na Rede TV e Bandeirantes. Com a perda de espaço, a Mundial passou a aparecer na TV durante duas horas semanais, semelhante ao tempo em que a Assembleia de Deus mantém no ar.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Netflix: 40% dos novos assinantes escolhem versão com publicidade

    Netflix: 40% dos novos assinantes escolhem versão com publicidade

    Plataforma de streaming adicionou 9,3 milhões de clientes a sua base no primeiro trimestre de 2024

  • Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Carsten Rauh, head de native sales da Microsoft para EMEA e LATAM, comenta a oferta de soluções a agências e anunciantes e hábitos da audiência no Brasil