Twitter obtém ‘recorde’ de marcas no País

Buscar

Twitter obtém ‘recorde’ de marcas no País

Buscar
Publicidade

Mídia

Twitter obtém ‘recorde’ de marcas no País

Maior evento de todos os tempos para a rede, Copa amplia presença de anunciantes brasileiros na plataforma, saindo de 20 entre os 200 maiores há um ano para 135 em julho


17 de julho de 2014 - 11h53

O Twitter já sabia que a Copa seria um evento histórico para o microblog. Mas os números registrados até o final do Mundial superaram as expectativas da direção global. E isso envolve tanto a participação dos usuários quanto a presença das marcas na plataforma. Com os resultados, já é possível dizer que a operação brasileira, aberta oficialmente em São Paulo em dezembro de 2012, é o grande destaque da empresa no mundo neste ano.

Entre o período de 12 de junho (abertura) e 13 de julho (data da partida decisiva, entre Alemanha e Argentina), o volume de tweets no Brasil subiu 30%, considerando-se o mês anterior. Quando a seleção entrava em campo, o crescimento de mensagens era de 130%, em média, em comparação aos outros dias de jogos. Globalmente, foram 672 milhões de tweets durante toda a competição. Nos Jogos de Londres, em 2012, foram 150 milhões. Mas, nesse caso, é bom levar em conta as circunstâncias. “Três grandes fatos marcaram esse período de dois anos: o aumento da base de usuários, a expansão do uso de smartphones e um percentual cada vez maior de pessoas utilizando o Twitter como conversa em torno do que acontece na TV”, pondera Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter Brasil. A rede contabiliza 255 milhões de usuários ativos por mês.

Outro ponto marcante foi o recorde de Tweets Por Minuto (TPM), que se deu no minuto seguinte ao encerramento da Copa, com 618.725 mensagens. O segundo maior pico foi após o quinto gol da Alemanha contra o Brasil, com 580.166. O jogo esportivo que recebeu mais tweets, foi exatamente a goleada alemã sobre a seleção, com 35,6 milhões de posts, contra os 32,2 milhões do embate final Alemanha x Argentina. “O Twitter é uma empresa americana. Nos Estados Unidos, eles estão ainda aprendendo sobre futebol. Todos estavam conscientes da importância e do tamanho do evento, mas só quando ela começou é que tiveram a verdadeira dimensão da Copa. Tudo o que foi absorvido desde então irá gerar um documento”, revela Ribenboim.

wraps

No Brasil, o crescimento do número de anunciantes estabelece novos parâmetros para a rede. Em seu primeiro trimestre de operação comercial no País – o que equivale ao segundo trimestre de 2013 –, o escritório local havia fechado projetos com 20 dos 200 maiores anunciantes do Brasil. Nos primeiros três meses deste ano, o número passou para 90. Neste trimestre, o Twitter trabalhou com 135 dos 200 maiores anunciantes, segundo o ranking Agências & Anunciantes, de Meio & Mensagem. No período da Copa, 85% dos patrocinadores (da Fifa e da seleção brasileira) tiveram projetos na plataforma. “Tivemos 17 marcas fazendo live tweeting durante o evento. No Super Bowl deste ano, também foram 17 marcas. Atingimos um nível de amadurecimento importante em um prazo muito rápido”, afirma o diretor-geral do Twitter Brasil. Além disso, foram criados 22 live studios para que as marcas pudessem fazer real time marketing. Empresas como Itaú, Visa, Coca-Cola, Ambev, PepsiCo montaram essas estruturas.

E mais um destaque do Twitter Brasil nesta Copa foi a estratégia de ativação que convocou os usuários para decidir como seria a iluminação do Cristo Redentor na noite de 12 de julho, definida numa disputa entre as cores dos times finalistas por meio das hashtags #BraçosAbertos e #ArmsWideOpen. A ação, acertada com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi elogiada globalmente. Pelos executivos da companhia e pelos usuários.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo