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Mídia

It girls: sucesso na moda e com as marcas

Blogueiras de moda se consolidam como novas plataformas de mídia


5 de agosto de 2014 - 9h24

As blogueiras de moda eram, até pouco tempo atrás, alvo de preconceito por parte das mídias tradicionais. Seus milhões de fãs nas redes sociais não demoraram, por outro lado, a fortalecer o nome dessas mulheres como plataformas de mídia. Camila Coelho, Camila Coutinho, Helena Bordon, Lala Rudge, Janaina Carvalho e outras it girls — como se tornou comum chamá-las — têm atraído elevado investimento de anunciantes em ações diversas, desde display tradicional até branded content.

Lala mostrou, por exemplo, a força de sua marca no Camarote da Brahma, no Carnaval deste ano. Sua participação ampliou o impacto e a agilidade da divulgação dos bastidores do evento. A socialite de 24 anos, que usa seu blog para falar sobre viagens, estilo e tendências, contratou uma equipe para gerenciar sua imagem. “Ela recebe mais de 15 solicitações diárias das marcas”, diz Tatianna Oliva, diretora-geral da Cross Networking. Embora as integrantes das classes A e B representem a maioria das interessadas no perfil de Lala, há planos para alcançar o público com menos renda. A blogueira lançará uma coleção com a Riachuelo no próximo ano.

Esse trabalho de gerenciamento é semelhante ao realizado pela Fhits. A empresa de Alice Ferraz, CEO e diretora criativa da plataforma de blogs de moda, criou uma rede de influenciadores, composta massivamente por blogueiras. Selecionadas pela audiência e credibilidade entre as seguidoras, 27 sites mantêm um calendário de ações, viagens e experiências e uma gama de assuntos que abrangem beleza, moda, linha infantil e fitness. 

A quantidade de leitoras e o formato de rede permitem a veiculação de publicidade de forma integral ou segmentada, sejam banners, ações de branded content, licenciamentos e patrocínio aos canais do YouTube. No ano passado, a plataforma estreou a Fhits TV, que tem alcançado bons índices de adesão. As dicas de moda apresentadas por Alice, pelo estilista Yan Acioli e pela blogueira Camila Coelho têm, na plataforma do Google, média de 120 mil visualizações cada. Marisa, Riachuelo, Walmart.com, Armani, Channel, Dior são algumas das marcas parceiras da Fhits.

Para a blogueira Helena Bordon, a parceria com as marcas é um indicativo de sucesso do canal tão importante quanto a própria audiência. “Às vezes, a pessoa pode ter um número superalto de seguidores, mas não consegue se identificar com as marcas”, diz. 
 

A íntegra desta entrevista está publicada na edição 1621, de 04 de agosto, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

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