Mídia
Aner debate inovação no mercado de revistas
5th Iberoamerican Magazine Media Conference reúne profissionais do segmento para analisar desafios e tendências do segmento
5th Iberoamerican Magazine Media Conference reúne profissionais do segmento para analisar desafios e tendências do segmento
Meio & Mensagem
22 de setembro de 2014 - 8h50
Profissionais do mercado estiveram reunidos no WTC, em São Paulo, nesta segunda 22, para analisar os desafios e as tendências do segmento de revistas. No primeiro dia da 5th Iberoamerican Magazine Media Conference, que acontece até terça-feira 23, foi discutida a necessidade de inovação, que o setor precisa experimentar.
Na abertura, Chris Llewellyn, Ceo da Fipp – uma das organizadoras do evento – retomou os principais pontos que marcaram a edição de Roma, na Itália. “O consumidor está migrando para o digital, devemos acompanhar”, disse. O executivo ressaltou o fim da exclusividade no digital, a necessidade de métricas e possibilidade de trabalhar como plataforma, reforçando a marca.
Outro palestrante, Jhon Wilpers, diretor da Innovation Media Consulting, se aprofundou nessa questão e mostrou ações de anunciantes, como Fanta, Nivea e Bilboard que misturaram as páginas de revistas com elementos digitais. “Impresso pode continuar sendo inovador porque compete com o tempo livre”, analisou. Wilpers destacou que é essencial pensar fora da caixa e propor soluções diferentes. Sua apresentação, inclusive, foi marcada por um ato inusitado: o profissional convidou todos os presentes para dançarem a música Poeira, de Ivete Sangalo. Entre sorrisos constrangidos e passos desconcertados, todos participaram do momento, que pautou diversas piadas ao longo das outras apresentações.
Sem arriscar passos de danças, Celso Loducca, da Lodduca, Paulo Sérgio Kakinoff, da Gol, e Fred Kachar, presidente da Aner e diretor geral da Editora Globo, debateram o que agências e anunciantes esperam das revistas. “É preciso se aproximar das pessoas. A sociedade mudou por causa do digital e as pessoas querem relacionamento”, comentou Loducca, que destacou que o poder está mudando de mão, deixando as garras de quem produz para se aproximar de quem distribui.
Kakinoff reforçou que o momento de ler a revista é associado ao relaxamento. “Revista deixou de ser apenas um canal para aprofundar histórias e se tornou um momento de prazer, desconectado da correria, principalmente em aviões onde celulares não são permitidos”, disse. O profissional também anunciou que a revista da Gol será vendida em bancas de jornais. Neste ano, o investimento em mídia no segmento foi de R$ 10 milhões.
A 5th Iberoamerican Magazine Media Conference recebe patrocínio de Sousa Cruz, Diário de S.Paulo, Minuano, Press Reader, Abril Mídia, Burgo, Ipsos, Correios, IVC, Log&Print, Nuvem do Jornaleiro, Storaenso, entre outros.
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