Aner: conteúdo e mobile para crescer

Buscar
Publicidade

Mídia

Aner: conteúdo e mobile para crescer

Mercado discutiu oportunidades e a importância de ser multiplataforma no último dia da 5th Iberoamerican Magazine Media Conference


23 de setembro de 2014 - 5h28

Conteúdo em vídeos, smartphones e aplicativos. Esses são alguns dos dispositivos que editores e anunciantes podem aproveitar para aquecer o segmento de revistas no Brasil.

Segundo estudo apresentado por Martha Stone, CEO da World Newsmedia Network, na manhã desta terça-feira, 23, no palco da 5th Iberoamerican Magazine Media Conference, a publicidade em mídias sociais crescerá 9,6% na América Latina, segundo projeção. Diferentemente do que acontece em outras regiões, Martha destacou que o meio revista, tem crescimento considerável, de dois dígitos por ano.

Realizado há nove anos, o estudo “Oportunidades digitais para editores de revistas” também mostrou que o Brasil é o quarto país que mais gasta tempo diante das telas. Atrás de Indonésia, Índia e China, o País acumula diariamente, em média, 113 minutos em frente à TV, 149 minutos diante do notebook e 66 minutos olhando para o tablet, por brasileiro.

“Os números estão crescendo e vocês devem tentar abocanhar essa fatia, e não compartilhar com gigantes da internet”, disse Martha ao sugerir que concorrentes do mercado se unam para formar conteúdo de qualidade. A força das editorias nesse universo, inclusive, foi um dos temas do primeiro dia do evento, na mesa apresentada por Flávio Ferrari, diretor geral da Ipsos MediaCT.

Os jornalistas e profissionais da área também tiveram destaque neste último dia de evento. Sérgio Dávila, editor executivo da Folha de S.Paulo, e Newton Neto, do Google, falaram sobre a importância do jornalista multiplataforma e multimídia.

Engajamento com publicidade
Depois de entender as oportunidades e valorizar os criadores de conteúdo, o evento discutiu formas de inserir as marcas no painel moderado por José Carlos de Salles Gomes Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem, com representantes de agência, veículo e anunciante.

Na visão de Edgardo Martolio, CEO da Editora Caras, os anunciantes deveriam participar apenas de magazines de entretenimento, em que suas aparições fossem justificadas no contexto. “Como no castelo de Caras, em que o vinho fosse patrocinado e não houvesse a preocupação de esconder o rótulo”, exemplificou. Já na visão de Salles Neto, não há problemas posteriores se a participação da marca estiver clara para o leitor, independentemente do formato utilizado.

Para Fernando Taralli, da VML, que também participou do painel, o relacionamento entre agência e produtores de conteúdo deve ser mais estreito para garantir a naturalidade da inserção. “Os editores sabem falar com o público e nós temos que ter humildade para nos unir”, disse.

A 5th Iberoamerican Magazine Media Conference foi realizada no WTC, em São Paulo. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura