WPP pode anunciar compra do Ibope

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WPP pode anunciar compra do Ibope

Segundo jornal, o negócio envolvendo o grupo britânico e o instituto brasileiro de pesquisa pode sair ainda em outubro


23 de setembro de 2014 - 10h14

O grupo britânico WPP pode adquirir o controle acionário do Ibope, instituto de pesquisa fundado em 1942. O negócio seria realizado por meio da Kantar Media, unidade da multinacional da qual e empresa brasileira já é sócia.

Questionada sobre o negócio, a empresa preferiu não se posicionar. Mas a possibilidade de venda, que já era comentada nos bastidores do mercado, voltou ao noticiário em reportagem publicada pela Folha de S.Paulo em 19 de setembro, na qual especula o anúncio do negócio já em outubro. O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, já havia confirmado ao jornal a existência de uma negociação de venda, ainda em julho.

Sócia do Ibope desde 1997, quando assumiu uma participação minoritária no Ibope Media, a Kantar pretende assumir o controle da unidade de negócios que cuida de pesquisas sobre o consumo de todos os meios e comprar ações do Ibope Inteligência, especializado em pesquisas de mercado e de opinião pública. O negócio é estimado em cerca de R$ 400 milhões. O grupo brasileiro possui filiais nos Estados Unidos e em 12 países da América Latina, além da unidade de negócios Ibope E-commerce.

A provável negociação segue a uma série de aquisições recentes do grupo no Brasil. Em 15 de setembro, a Kantar Health anunciou a compra da empresa de pesquisa da área de saúde Evidências, fundada em 1998 em Campinas. Dias antes, o WPP havia anunciado a aquisição das agências digitais Blinks e Try e o controle de 60% da Epigram, de São Paulo.

A mudança de controle no Ibope Media é mais um elemento na atual movimentação do mercado de medição de audiência. O instituto alemão GfK anunciou para o começo de 2015 o início do seu serviço de medição de audiência televisiva no País. A empresa está em fase de construção da amostra e da implementação da tecnologia do novo serviço, que contará com uma base de seis mil domicílios, em 15 regiões metropolitanas. Em julho, a companhia de origem alemã confirmou o nome do executivo Ricardo Monteiro, que atuava como diretor de comunicação e marketing da GVT, para a função de diretor-geral de medição de audiência no Brasil.

*Colaborou Jonas Furtado

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