Políticos usam modelos em campanhas

Buscar
Publicidade

Mídia

Políticos usam modelos em campanhas

Fotos de bancos de imagens são usadas para representar eleitores


25 de setembro de 2014 - 12h32

Alguns eleitores popularizados em campanhas políticas talvez não estejam verdadeiramente apoiando os seus candidatos, isso porque alguns deles nem sabem que estão participando dessas campanhas. Como? Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, para reduzir custos, algumas imagens de personagens de campanhas foram compradas do arquivo do site americano Shutterstock.

A empresa norte-americana possui um banco de imagens com aproximadamente 40 milhões de fotos, com preços entre R$1 e R$ 24 reais. Para a produção de fotografias, com eleitores reais, o preço seria muito elevado devido a gastos com equipe e produção.

Apesar de ser um recurso comum no mercado publicitário, questiona-se o seu uso em campanhas políticas com o objetivo de representar eleitores, por colocar em risco a credibilidade do candidato.

Alguns dos políticos a adotarem essas imagens para as suas campanhas foram Beto Richa (PSDB) e Gleisi Hoffmann (PT), ambos candidatos ao governo do Paraná, Geddel Vieira Lima (PMDB), que concorre ao Senado pela Bahia. Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT), candidatos ao governo baiano, também se utilizaram de bancos de imagens.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    A partir das eleições municipais deste ano, a publicidade relacionada a candidatos políticos não poderá mais ser impulsionada pelo Google Ads

  • TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    Projeto de lei determina que ByteDance venda sua participação na rede social a um comprador norte-americano em até 270 dias