Twitter analisa corrida eleitoral

Buscar
Publicidade

Mídia

Twitter analisa corrida eleitoral

Rede passa a distribuir dados sobre performance dos candidatos à presidência: Dilma Rousseff tem mais seguidores, mas Marina Silva demonstra maior interação


25 de setembro de 2014 - 12h05

A partir desta quinta-feira, 25, o Twitter passa a distribuir semanalmente para a imprensa um informe com dados que mostram o desempenho na rede dos três principais candidatos à presidência: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB). O relatório será divulgado sempre às quintas-feiras.

O trabalho faz parte dos esforços da equipe de Jornalismo & Política (no mundo é chamada de News & Politics), área que dialoga com políticos, coligações, partidos, instituições e veículos para criação de projetos que levem mais informações ao eleitor ou para orientação de melhores práticas no uso da plataforma – existe um manual feito pelo Twitter para políticos e candidatos, que pode ser baixado aqui (em inglês).

O primeiro conjunto de dados coleta informações desde o início oficial da campanha eleitoral, em julho, até o dia 21 de setembro. O relatório aponta que Dilma já supera os 2,8 milhões de seguidores, seguida por Marina (com 968 mil) e Aécio (322 mil).

No entanto, em menções, a candidata do PSB chega a 351 mil no período, enquanto o senador do PSDB foi citado mais de 322 mil vezes e a presidente 283 mil. Marina teve picos de menções logo após a morte de Eduardo Campos, que era então o candidato à presidente da coligação. Ela também teve a maior taxa de expansão de sua base de seguidores, com uma alta de 45%.

Desde a largada da corrida eleitoral até o dia 21 de setembro, o maior crescimento de followers foi de Aécio, com um salto de 167%. O menor foi de Dilma (11%), que já tinha uma base grande. Mas a presidente tem a melhor média de novos seguidores por dia: 3,6 mil (o candidato tucano conquista 726 novos followers e Marina, 1,9 mil a cada dia). É importante observar que Aécio aderiu efetivamente à rede em julho.

Em relação ao engajamento, a candidata do PSB é quem gera mais replies, RTs e favoritos por utilizar a plataforma com consistência durante a campanha. Marina está constantemente recorrendo ao Twitter por meio de seu celular, postando fotos e mensagens. Entre Dilma e Aécio, apenas em um dos itens a presidente se sai melhor: na quantidade de replies. O senador tem mais RTs e favoritos. Marina gera mais impressões (25 milhões no período avaliado pelo Twitter), seguida por Dilma (20 milhões) e Aécio (nove milhões). Mas a melhor taxa de engajamento é do candidato do PSDB, com 3,35% (Dilma tem 2,76% e Marina, 2,31%).

Quanto aos partidos, o PT tem mais seguidores e menções (98 mil e 81 mil, respectivamente). Na sequência, estão PSDB (62 mil e 40 mil), PSB (16 mil e quatro mil) e PV (13 mil e mil). O impacto das legendas no Twitter demonstra um maior número de impressões do PT (5,6 milhões), contra 1,7 milhões do PSDB e 114 mil do PSB. Já a taxa de engajamento demonstra que o PSDB está na dianteira, com 3,25%, seguido por PSB (1,97%) e PT (1,89%).

Em agosto, Ibope e Estadão também começaram a acompanhar os líderes na corrida eleitoral com foco no Twitter.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital