Mafalda, de Quino, faz 50 anos

Buscar
Publicidade

Mídia

Mafalda, de Quino, faz 50 anos

Personagem do ilustrador argentino nasceu como ideia publicitária e ganhou vida própria


29 de setembro de 2014 - 9h57

Por Rúvila Avelino

Uma menina com os cabelos despenteados, fã dos Beatles, detesta sopa e quer ser tradutora da ONU. Esta é a Mafalda, criação do argentino Quino e aniversariante do dia. Foi criada originalmente para publicidade da marca de eletrodomésticos Mansfield, mas a campanha fracassou. Mafalda e sua família foram levadas, então, para as páginas do jornal Primera Plana. Em 29 de setembro de 1964 a garotinha dava início às suas primeiras reflexões.

A publicação das tirinhas ocorria, inicialmente, duas vezes por semana. Mafalda passou, em março de 1965,  para o jornal El Mundo, de Buenos Aires, no qual foi publicada até a falência do diário, em 22 de dezembro de 1967.

Seis meses depois, em 2 de junho de 1968, as tirinhas de Quino foram para a revista Siete Días Illustrados, onde seguiu até 25 de junho de1973 quando o autor decidiu encerrar a tirinha. Quino, que alegou desgaste criativo, sempre esteve diretamente envolvido na produção das tirinhas, sendo ele mesmo quem desenhou todas as histórias.

Por conta dos posicionamentos ideológicos, a garotinha foi escolhida pela Unicef para ilustrar o pôster sobre a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1976 – foi das poucas situações em que Quino voltou a desenhá-la. Mafalda acabou sendo relacionada a diversas campanhas de direitos humanos desde então.

wrapswraps

Comemorações

Os 50 anos da personagem têm suscitado diferentes comemorações mundo afora, principalmente na Argentina. Uma exposição itinerante está rodando o país e Quino, que está com 82 anos, têm comparecido a algumas feiras de livro para autografar livros. O site oficial do ilustrador tem um canal exclusivo para o aniversário. 

A reunião de suas tiras está publicada no Brasil no livro Toda Mafalda (Martins Editora). Veja no vídeo abaixo uma versão animada da personagem:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    Projeto de lei determina que ByteDance venda sua participação na rede social a um comprador norte-americano em até 270 dias

  • CazéTV terá programação 24 horas na Samsung TV Plus

    CazéTV terá programação 24 horas na Samsung TV Plus

    Streaming exibirá de forma gratuita a programação do canal do streaming de Casimiro Miguel