Star Wars volta em animação do Disney XD

Buscar

Star Wars volta em animação do Disney XD

Buscar
Publicidade

Mídia

Star Wars volta em animação do Disney XD

Animação Rebels marca a volta de Guerra nas Estrelas e pavimenta reestreia da franquia nos cinemas em 2015


7 de outubro de 2014 - 2h32

Estreia nesta terça-feira, 7, no Disney XD o filme Star Wars Rebels: Spark of Rebellion, animação de uma hora que resgata o universo de Guerra nas Estrelas e dá início a uma nova série do canal. É a primeira grande produção da Lucasfilm a ir ao ar sob a marca Disney, desde que foi adquirida a em 2012.

Star Wars Rebels tem, basicamente, dois apelos: o primeiro é o público infanto-juvenil, que já vinha se familiarizando com os guerreiros Jedi desde a série Clone Wars, animação que passava no Cartoon Network. Para aumentar a familiaridade com as séries da Disney, o desenho tem um estilo mais “cartum”, com traços de anime japoneses e tonalidades claras, menos sombrias que o desenho anterior.

A luminosidade também remete aos primeiros filmes da série, dos anos 1970 e 1980. Nessa característica reside o segundo apelo da série: cativar o público adulto com diversas referências aos longas originais de George Lucas, mantendo o tema aquecido até a reestreia da franquia nos cinemas, em 2015, com o episódio 7, dirigido por J.J. Abrams.

Resgate estético
“Produzir a série é um marco, pois foi a primeira vez que fizemos algo sem o envolvimento direto de George, mas era como ele queria”, afirma Dave Filoni, produtor executivo de Rebels e diretor de Clone Wars. O criador de Luke Skywalker, no entanto, aprovou e gostou do resultado, que narra os primórdios da Aliança Rebelde. Um grupo de guerreiros independentes liderados pelo jedi Kanan voa pela galáxia numa nave muito parecida com a Millennium Falcon de Han Solo, lutando contra a dominação do imperador Palpatine. A animação se passa durante um longo período do universo da saga, entre os episódios 3 e 4 dos longa-metragens dirigidos por Lucas.

Produzir episódios que remetessem aos primeiros filmes exigiu muita pesquisa. Joel Aron, supervisor de efeitos especiais da série, resgatou o grão da película do filme original e pesquisou como foram realizados os efeitos da frequência do pulso da sabre de luz usada por Marc Hamill e Alec Guinness em A Nova Esperança. “A tensão da luminosidade era provocado pela rotação de uma haste que saia da manopla. Dessa base era irradiada uma luz, reforçada por uma iluminação direcionada pelo contra-regra”, revela o especialista, sobre a preparação da sabre antes da aplicação dos efeitos via um antigo rotoscópio. Além de Rebels e Clone Wars, Aron trabalhou em A Vingança dos Sith, Jurassic Park e Piratas do Caribe. Ralph McQuarrie, artista conceitual dos originais de Guerra nas Estrelas e de Os Caçadores da Arca Perdida também é citado como inspiração direta pelo diretor de arte de Rebels, Killian Plunkett.

O longa já foi exibido na Comic Com de San Diego neste ano e conquistou fãs antigos da franquia, com uma série de referências aos filmes originais inclusive no roteiro. A crítica especializada também apreciou, de forma geral, a mistura de animação infantil com saga intergaláctica. A série em si estreia no Brasil no dia 18 e também será exibida pelo Disney XD em mais 162 países e 33 idiomas.

Veja a seguir trailer e galeria de imagens da nova série.

wraps

O jornalista viajou a convite da Walt Disney Company. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital