Facebook abre acesso a ad network móvel

Buscar

Facebook abre acesso a ad network móvel

Buscar
Publicidade

Mídia

Facebook abre acesso a ad network móvel

Lançada em abril com alguns parceiros de conteúdo, rede social expande sua rede de anúncios em dispositivos móveis


8 de outubro de 2014 - 11h41

Por Tim Peterson, do Advertising Age

Cinco meses depois de o Facebook lançar oficialmente sua ad network direcionada a dispositivos móveis, com um pequeno grupo de marcas e parceiros de conteúdo, a rede social abre sua plataforma para qualquer comprador e vendedor de mídia. Além da Audience Network – nome da rede –, a empresa também criou um novo bloco de anúncios para anunciantes tentarem atrair tráfego para seus sites móveis.

O Facebook não divulgou o número de editores na rede nesta segunda fase, ou qual é a divisão de receita com os parceiros, mas disse que a empresa já pagou milhões de dólares para os aplicativos participantes. Entre eles estão Shazam, Zynga, IGN, Le Monde, Merriam-Webster, Myfitnesspal, Glu Mobile, Wooga e Deezer. Na primeira leva, participaram apps como Huffington Post, Vinted, Daily Mail e Cut the Rope.

Segundo projeções do eMarketer, o Facebook pode arrecadar 22% da receita global de publicidade móvel neste ano, segundo lugar atrás do Google, que deve faturar 47% do mercado, boa parte consequente de search. Mas a gigante de buscas também ganha dinheiro de networks móveis, com mais de 300 mil aplicativos em sua rede AdMob. O Yahoo também tem investido muito na modalidade. A empresa adquiriu recentemente a startup de publicidade móvel e análise, com uma rede de cerca de 8 mil apps.

Para fortalecer a própria plataforma, o Facebook estimula anunciantes a segmentarem os anúncios em aplicativos de terceiros com opções demográficas semelhantes às que já usam no Facebook desktop, como idade e sexo, e interesses derivados de hábitos de navegação. Por outro lado, as marcas não poderão comprar inventário móvel sem também investir mídia no Facebook clássico. Segundo a rede social, a Audience Network foi construída para ampliar o alcance das campanhas regulares.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    Plataforma convida usuários a postarem conteúdo sobre o festival; os autores dos mais criativos ganharão ingressos para o evento

  • Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Com o comunicado, o Instagram anuncia também stories com teasers para não-assinantes e outras ferramentas em fase de testes