Chinesa Baidu compra Peixe Urbano

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Chinesa Baidu compra Peixe Urbano

Com a proposta de ganhar território na internet brasileira, empresa asiática se torna controladora do site de ofertas online


9 de outubro de 2014 - 4h00

A companhia chinesa Baidu é a nova dona do site de ofertas Peixe Urbano. A negociação, comunicada oficialmente nesta quinta-feira, 9, e foi articulada durante um mês entre as duas empresas. Sinergia, preocupação com inovação e anseio de expandir a atuação foram apontadas pelos dois lados como os fatores que aproximaram a empresa brasileira do gigante das buscas chinês. Os valores da aquisição não foram divulgados.

“Chegamos ao Brasil com a proposta de não ser apenas mais um buscador, mas sim de ajudar a encurtar a distância entre os usuários e serviços de internet. Oferecer nossa tecnologia às empresas de internet do Brasil que também tem esse objetivo já estava em nosso radar”, explicou Yan Di, diretor geral da Baidu no Brasil, à reportagem de Meio & Mensagem.

Para o Peixe Urbano, o aporte feito pela Baidu permitirá à empresa ampliar seus investimentos em inovação, sobretudo em marketing. “Além de aumentar nosso poder de comunicação e de divulgação dos nossos parceiros, a chegada da Baidu também nos colocará em contato com sofisticadas tecnologias nas áreas de geolocalização e mobile, por exemplo, que demoraríamos muito mais tempo para ter acesso”, ressaltou Julio Vasconcelos, CEO do Peixe Urbano. Há alguns dias, Vasconcelos viajou à China para conhecer a sede da Baidu e conversar com o fundador da empresa, o chinês Robin Li.

A equipe do Peixe Urbano, bem como sua atual estrutura de serviços, não deverá ser alterada. O site continuará oferecendo ofertas de empresas das áreas de gastronomia, beleza, lazer, turismo, entre outras. Os dois dirigentes também descartam qualquer mudança na marca Peixe Urbano. O site de ofertas foi criado em 2010 e já cotna com mais de 20 milhões de usuários.

A Baidu consolidou sua entrada no Brasil em agosto deste ano, ao lançar a versão em português de seu buscador. Com diversos produtos para PC e mobile, a companhia aposta na entrega de sites, ferramentas e aplicativos gratuitos ao público, em um modelo de negócios financiado pela negociação de espaços publicitários.

“Mantemos o compromisso de investir US$ 50 bilhões no Brasil nos próximos anos, criando um centro local de pesquisa e desenvolvimento. Continuamos atentos às oportunidades de aquisições e de parcerias com as empresas nacionais”, destacou Yan Di.  

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