Twitter quer uma Copa todo dia em 2015

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Twitter quer uma Copa todo dia em 2015

De casa nova, o escritório brasileiro projeta crescer com estratégias que se consolidaram neste ano por conta do Mundial e das eleições


26 de novembro de 2014 - 4h55

Uma área nobre de São Paulo reúne agora os escritórios das mais famosas plataformas digitais do mundo. Com a abertura da #CasaNova do Twitter Brasil, a operação local da rede de microblogs se torna vizinha do Facebook e do Google, ambas localizadas em prédios sofisticados que tem a avenida Faria Lima como via principal. Nesta quarta-feira, 26, o Twitter apresentou o novo endereço para a imprensa, onde se instalou há três semanas. São dois andares que abrigam salas de reunião com nomes de passarinhos brasileiros, áreas para bem-estar e lazer, um auditório para encontros – entre eles, o de equipes internacionais – e amplos espaços com estações de trabalho.

No novo endereço estão espalhadas 25 figuras representando pássaros (ícone da rede), além de cinco grafites com a mesma temática.

A abertura oficial da #CasaNova (hashtag criada por eles) serviu também para o Twitter fazer um balanço do ano. A rede completa dois anos de operação por aqui. Naquela época, tinha apenas um funcionário. Agora, deve fechar 2014 com 63, sendo que uma pequena parte deles atua no Rio de Janeiro (em julho de 2013 foi aberto o escritório na cidade). Essa unidade tem foco na parceria com empresas de mídia.

O Twitter tem mais de 284 milhões de usuários ativos por mês. Globalmente, 80% utilizam celulares no dia a dia. No Brasil, recentemente esse percentual superou o índice de 70% (dois anos atrás, esse percentual era de 40%). O País está entre os cinco principais mercados da rede no mundo em número de usuários – dados por nação não são divulgados pela companhia. E neste ano teve um desempenho acima das expectativas.

Com a Copa e as eleições, o Twitter Brasil obteve aumento de conversas, de taxas de engajamento, da presença de anunciantes na plataforma, de parcerias com veículos. Em relação à competição, foram gerados 672 milhões de tweets. “Foi um crescimento agressivo em todos os níveis”, diz Guilherme Ribenboim, diretor-geral da operação brasileira. No período em que aconteceram as partidas, houve alta de 130% nas conversas quando jogava a seleção canarinho. Outro dado que dá a dimensão do que foi o torneio é o volume de tweets. Em junho, em comparação ao mês anterior, ele subiu 30%. “Trinta anunciantes investiram no Twitter na Copa. Deles, 85% eram patrocinadores do Mundial ou da seleção. Todos utilizaram hashtags”, detalha Ribenboim. Em alguns casos, uma equipe da rede se juntava a agências e anunciantes para definir estratégias, consolidando 2014 como o ano do real-time marketing.

Pulso da sociedade

Na eleição, foram 39,8 milhões de tweets. Funcionários do Twitter trabalharam com as três principais campanhas presidenciais: Eduardo Campos e Marina Silva, Aécio Neves e Dilma Rousseff. Segundo Ribenboim, a plataforma não é capaz de prever resultados, mas, pela análise dos tweets e do comportamento do usuário, é possível enxergar uma relação entre o aumento das conversas e o desempenho dos candidatos. “Somos o pulso da sociedade”, comenta.

Uma das importantes relações estabelecidas pelo Twitter no Brasil foi com as TVs. A rede costuma se definir como o “maior sofá do mundo”, em função da expansão da TV social, quando os dois meios se integram em virtude das atrações e das conversas. Um dos projetos mais relevantes nesse sentido foi o acordo feito com o Ibope, anunciado em maio, que resultará em um novo serviço que vai medir o engajamento e indicar o impulso que os tweets podem dar à audiência – nestas eleições, por exemplo, a Band Rio usou o Twitter para permitir que o público fizesse perguntas aos candidatos a governador. Essa ferramenta estará disponível para agências e anunciantes no primeiro trimestre de 2015.

Perguntado sobre o desempenho de 2014, que teve como fortes impulsionadores exatamente o Mundial e as eleições, e a perspectiva para 2015 – que não terá eventos desse porte –, Ribenboim foi enfático: “A Copa virou uma referência a respeito do melhor uso do Twitter. Mas temos dito para as marcas que uma Copa pode acontecer todos os dias”. A estratégia, de acordo com ele, é fazer a migração dessa visão de grandes eventos para o “always on”, para reforçar a atenção das empresas para o fato que existem conteúdos diariamente que podem ser explorados pelo real-time marketing. “Muitos deles são territórios das marcas”. Um dos planos do Twitter para o próximo ano é o lançamento de um produto que visa aprimorar a conversar das companhias dentro desse contexto. É o Planning Studio. Outra novidade da rede é o pacote comercial desenhado para as Olimpíadas. O Twitter Brasil já está desenvolvendo o projeto. O pacote se estenderá de março do ano que vem até agosto de 2016.

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