Relembre os fenômenos da web de 2014

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Relembre os fenômenos da web de 2014

Meio & Mensagem preparou uma lista com dez destaques do ano na internet


19 de dezembro de 2014 - 11h46

Taca-le pau!

“Lá vem o Marcos, descendo o morro da vó Salvelina. Taca-le pau nesse carrinho, Marcos! Taca-le pau!”. O registro, de apenas 25 segundos de uma tarde de travessuras dos primos Marcos e Leandro Martinelli, começou a tomar forma como viral em julho, mas o vídeo já estava no YouTube desde janeiro. De férias na casa da avó, em Taió, Santa Catarina, as crianças costumam inventar brincadeiras para passar o tempo. Foi num desses dias que, de posse de um carrinho de madeira construído pelo tio, os garotos gravaram o vídeo que já tem mais de cinco milhões de visualizações. Após o sucesso, os meninos tornaram-se celebridade na cidade, deram entrevistas e Leandro foi convidado a narrar a campanha de divulgação do Grande Prêmio de F1, na Rede Globo.  

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Eita Giovana!

Giovana estava prestes a estrelar um vídeo em que dança funk de forma sensual quando tudo veio abaixo. Sobre uma mesa para fazer a performance, no quintal de casa, a menina se animou demais e dependurou-se no suporte que segurava um forno de micro-ondas na parede. Após o objeto despencar, Giovana percebe a enrascada em que se meteu e entra em pânico. A irmã da garota, que filmava a cena, corre para chamar a mãe sob o argumento de que o “forninho caiu”. O vídeo hilário (e um pouco sádico, convenhamos) foi postado no YouTube no final de 2013, pelo blog Não Salvo, mas somente neste ano a frase popularizou-se e virou sinônimo de confusão que está por vir. O trabalho deu errado? O forninho caiu. O marido esqueceu-se do aniversário de casamento? O forninho caiu. O chefe chamou a equipe para uma reunião de emergência? O forninho caiu.  

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Dilma no YouTube

Um dos dez canais que mais cresceram em audiência no site de vídeos do Google­ este ano foi o Parafernalha, de Felipe Neto e da rede Paramaker. A expansão foi puxada pelas imitações da presidente Dilma Rousseff, realizadas pelo comediante Gustavo Mendes, durante o período eleitoral. Cada filme de Mendes teve, em média, três milhões de visualizações. O sucesso foi tão grande que, no segundo turno, o humorista criou uma versão para o candidato tucano, Aécio Neves. 

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Deu no Sensacionalista

“Aecista fanático se recusa a receber 13o”. “Coxinha ganha prêmio de palavra do ano”. “Constantino vai recebê-lo em seu lugar”. “Após brochar, juiz dá voz de prisão a dono de motel”. Com manchetes inverídicas e irreverentes, o site Sensacionalista, que se propõe a fazer uma sátira do noticiário, conquistou de vez os internautas este ano. No período das eleições, a audiência aumentou em 200%. “Não viemos para confundir. Viemos para fazer rir. O Sensacionalista usa fatos jornalísticos para fazer humor”, diz o roteirista Nelito Fernandes, um dos fundadores. A base no Facebook também cresceu: depois de chegar a 280 mil, o site tem atualmente mais de 400 mil fãs. Por lá, a zoeira é liberada, mas tem limites. “Temos mandamentos não escritos. Fugimos de lugares-comuns como tirar sarro de feio, mulher e gay”, explica o editor.  

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O muso country do Instagram

Quem diria que o posto de celebridade brasileira mais cool do Instagram iria para Solimões, que faz dupla com o cantor sertanejo Rio Negro? Com posts cheios de frases provocativas, poses sexys e, o melhor, sem medo de rir de si mesmo, aos 52 anos, Luiz Felizardo, nome verdadeiro do músico, encontrou uma forma de fazer sucesso com o público jovem. Usuário da rede de imagens desde 2012, Solimões começou a alimentar o perfil @solimoescantor com frequência neste ano e transformou o conteúdo em virais. O cantor tem mais de 110 mil seguidores. Com bom humor, costuma responder aos fãs mais calorosos. 

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Quem venceu as eleições? A zoeira

Política é coisa séria? Claro que sim, mas, se depender dos usuários das redes sociais, também é zoeira. Internautas procuraram descontrair o clima de ódio e tensão instaurado nas redes sociais ao usar e abusar de imagens, frases e vídeos criativos, que divertiram a internet brasileira. Forninhos caí­ram, candidatos viraram musos da galera do Twitter (oi, Eduardo Jorge) e até as gafes de apresentadores e jornalistas durante os debates viraram tema de brincadeira. Nada passou impune. 

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#icebucketchallenge

O desafio do balde de gelo começou nos Estados Unidos e rapidamente virou febre mundial na web. Inicialmente, mobilizou famosos como Gisele Bündchen, Mark Zuckerberg e Bill Gates. Essas pessoas, para incentivar outras a doar dinheiro para entidades dedicadas ao tratamento e informação da esclerose lateral amiotrófica (ELA), entraram na brincadeira que consistia em doar US$ 100 ou gravar um vídeo jogando um balde de gelo na cabeça e desafiar um amigo a fazer o mesmo. Para dar visibilidade ao jogo, muitas celebridades decidiram oferecer ajuda financeira e tomar o banho gelado. Anônimos também aderiram à causa e a brincadeira tornou-se uma grande corrente. Houve quem criticasse a iniciativa, que arrecadou mais de US$ 100 milhões em todo o mundo. 

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#SomosTodosMacacos

Em abril, o jogador do Barcelona Daniel Alves estava prestes a cobrar um escanteio quando uma banana foi atirada no campo por um torcedor do Villareal. Imediatamente, em sinal de protesto, Alves comeu a banana e deu continuidade à jogada. O episódio disparou o gatilho para diversas manifestações contra o preconceito. A maior delas foi a ação #SomosTodosMacacos, capitaneada por Neymar com a ajuda da agência Loducca. O vídeo-manifesto do movimento ganhou a adesão de diversas celebridades brasileiras e anônimos. Rapidamente, virou Trending Topics no Twitter. A ação foi premiada no Festival de Cannes com um Leão de Ouro em Promo e Prata em PR.  

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Me dá um like no Tinder?

Seria o Tinder o principal representante da era do amor líquido, expressão criada pelo filósofo polonês Zygmunt Bauman para explicar o conceito de relações facilmente desfeitas na pós-modernidade? Talvez. O app, que faz a seleção de parceiros românticos de acordo com geolocalização e características em comum, foi criado pelos norte-americanos Justin Mateen, Sean Rad, Jonathan Badeen e Christopher Gulczynskiem em 2013, mas tornou-se sensação este ano. Se você curtir alguém, der um like e a outra pessoa corresponder, está criado um match e um dos interessados pode começar uma conversa. Houve quem criticasse a plataforma, mas o app não para de crescer. Com cerca de 50 milhões de usuários e 13 milhões de matches por dia, o Tinder está avaliado em US$ 5 bilhões, segundo a Bloomberg. Os criadores planejam uma versão paga, com funcionalidades extras. Conforme o sucesso, as polêmicas também começaram a aparecer. Whitney Wolfe, ex-vice-presidente do Tinder, pediu demissão após acusar Justin Marteen de assédio sexual e discriminação.
 

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O alemão virou namoradinho do Brasil

O Brasil está com saudades de Lukas Podolski, atacante da seleção alemã e o muso da Copa do Mundo. O jogador já era conhecido no País devido a sua atuação no time inglês Arsenal, mas, ao desembarcar por aqui, ganhou o coração da torcida verde-amarela. Também, pudera! Podolski fez de tudo para agradar os brasileiros: durante sua estadia na Bahia, dançou e cantou com índios, atendeu fãs, posou com o staff do hotel. Usou as redes sociais para comunicar-se em português com os admiradores, cantou funk, vestiu uma camisa do Flamengo e chegou a pedir desculpas após derrotar a seleção canarinho por 7×1.  

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