Agência inglesa captou emails de jornalistas

Buscar

Agência inglesa captou emails de jornalistas

Buscar
Publicidade

Mídia

Agência inglesa captou emails de jornalistas

Edward Snowden, ex-funcionário da NSA, revelou que conversas entre repórteres investigativos foram captadas pelo serviço britânico de inteligência


20 de janeiro de 2015 - 11h57

Milhares de emails trocados por jornalistas investigativos de veículos britânicos e americanos, como BBC, The Guardian, New York Times, Sun, NBC e Washington Post foram captados pelo Quartel-General de Comunicações do Governo (GCHQ, em inglês), de acordo com documentos divulgados por Edward Snowden.

O ex-funcionário da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) revelou que as mensagens foram armazenadas entre os 70 mil e-mails captados durante dez minutos de um dia de novembro de 2008. O conteúdo das conversas foi compartilhado na rede interna da agência britânica e a alegação é de que a ação foi feita como teste.

As informações foram publicadas pelo The Guardian, na segunda-feira, 19, que afirmou que as novas evidências classificam os jornalistas investigativos como uma ameaça, ao lado de terroristas e hackers, na avaliação do serviço britânico de segurança.

Ainda segundo o jornal, um porta-voz da GCHQ disse que, por uma política do serviço, os assuntos de inteligência não são comentados. "Todos os nossos processos operacionais apoiam rigorosamente esta posição. Além disso, o regime de intercepção do Reino Unido é inteiramente compatível com a Convenção Europeia dos Direitos Humanos".

A revelação surge num período delicado para a imprensa mundial que renovou seu pedido de liberdade de expressão após o ataque à redação da revista Charlie Hebdo que matou 12 pessoas.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura