Cinema: mais público e mais renda em 2014

Buscar

Cinema: mais público e mais renda em 2014

Buscar
Publicidade

Mídia

Cinema: mais público e mais renda em 2014

Apesar do crescimento em relação a 2013, cinema nacional teve desempenho pior; das 20 maiores bilheterias do ano, apenas um longa é brasileiro


23 de janeiro de 2015 - 12h07

As salas de cinema do Brasil conseguiram atrair mais público e gerar mais faturamento em 2014 do que no ano anterior. A Agência Nacional de Cinema (Ancine) divulgou seu Informe Anual Preliminar, revelando que, no ano passado, as salas brasileiras receberam 155,6 milhões de espectadores, quantidade 4,1% maior do que o total de público registrado em 2013.

Em relação à renda, o crescimento é ainda maior. No ano passado, as bilheterias do País arrecadaram um total de R$ 1,96 bilhão. A quantia é 11,6% maior do que o faturamento registrado pelo cinema em 2013.

Os filmes estrangeiros continuam sendo os preferidos dos espectadores do País. Em 2014, cerca de 87% do público que foi ao cinema assistiu a alguma produção internacional. O market share do cinema nacional, portanto, ficou em 12,2% no ano. No ano anterior, o desempenho dos filmes nacionais nas salas havia sido um pouco melhor. Em 2013, o público espectadores de longas brasileiros correspondeu a 18,6% do total.

No ano passado, 114 filmes brasileiros foram lançados no País. Apesar de ser maior do que a média histórica, esse número é um pouco inferior ao de 2013, quando 129 títulos foram lançados nas salas do Brasil.

Das 20 maiores bilheterias do ano, apenas um título é brasileiro. A comédia Até Que a Sorte nos Separe 2 conseguiu levar 2,9 milhões de pessoas às salas. Com exceção desse filme, a lista é totalmente dominada por produções estrangeiras. Veja: 

wraps

1- A Culpa é das Estrelas – 6,165 milhões de espectadores
2- Malévola – 5,755 milhões de espectadores
3- Rio 2 – 5,212 milhões de espectadores
4- X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido – 4,923 milhões de espectadores
5- Noé – 4,887 milhões de espectadores
6- Jogos Vorazes – A Esperança – Parte 1 – 4,753 milhões de espectadores
7- Capitão América 2 – O Soldado Invernal – 4,621 milhões de espectadores
8- Como Treinar seu Dragão 2 – 4,609 milhões de espectadores
9- Transformers – A Era da Extinção – 4,587 milhões de espectadores
10- Planeta dos Macacos – O Confronto – 4,103 milhões de espectadores
11- O Espetacular Homem Aranha 2 – 4,100 milhões de espectadores
12- Frozen: Uma Aventura Congelante – 3,931 milhões de espectadores
13- Anabelle – 3,713 milhões de espectadores
14- As Tartarugas Ninja – 3,366 milhões de espectadores
15- Débi & Lóide 2 – 3,049 milhões de espectadores
16- O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos – 3,047 milhões de espectadores
17- Até Que A Sorte nos Separe 2 – 2,930 milhões de espectadores
18- Guardiões da Galáxia – 2,864 milhões de espectadores
19- 300- A Ascensão do Império – 2,839 milhões de espectadores
20- Robocop – 2,816 milhões de espectadores
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital