Globo abre bastidores de campanha de 50 anos

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Globo abre bastidores de campanha de 50 anos

Meio & Mensagem acompanhou projeto de aniversário da emissora, o maior da equipe de Sérgio Valente até agora


10 de abril de 2015 - 1h04

Numa noite de dezembro, no Parque Burle Marx, zona sul de São Paulo, uma equipe da Prodigo se preparava para gravar alguns takes. Na ação, uma jovem ruiva de 22 anos era atraída por uma luz sobrenatural que rompia os galhos da densa vegetação. Parecia uma abdução extraterrestre. “Estou adorando filmar esta cena, pois não estava no roteiro original, a gente incluiu e o todo mundo gostou”, confidenciou Brenno Castro, diretor da Prodigo. O seu filme, Futuro Previsível, não é uma obra de ficção científica. Mas parte da campanha institucional de 50 anos da Rede Globo.

A cena soa inusitada para uma corporação cuja interface pública era, até poucos anos atrás, austera e sóbria, apesar de eficiente. É, por outro lado, símbolo da grande transformação que a Globo vem atravessando desde que Carlos Henrique Schroder assumiu a direção-geral da empresa, em setembro de 2012. Um dos principais movimentos foi contratar o então presidente da DM9DDB, Sérgio Valente, para comandar a área de comunicação da emissora. O evento anual Vem Aí se tornou a base de lançamento da programação da emissora e foi o primeiro desafio de Valente. O mais recente a ir a público — a campanha de 50 anos que estreou no domingo, 8, durante o intervalo do Fantástico —, deixa evidente que a premissa do risco e da aproximação do público são missões prioritárias da comunicação.

Já estrearam o mencionado Futuro Previsível e, junto dele, o filme Começos. Está prevista para o dia 22 a estreia de Crianças. Essas três peças constituem a chamada “primeira fase” da estratégia de comunicação de 50 anos. Em 5 de abril deve ir ao ar a série 50 Momentos. Para ela, diversos filmetes criados em cima de edição e trabalho gráfico vão recuperar 50 beijos, 50 jogadas, 50 risadas e 50 “boas noites” do arquivo da Globo, abrangendo repertório dos diversos núcleos da emissora: dramaturgia, esportes, humor e jornalismo. De 25 para 26 de abril — data do aniversário em si — estreia a terceira fase, o filme O que Vem Depois de Hoje. “É um filme com parte do elenco, de diversas gerações, que deverá interagir com o público de alguma forma, no contato de emoções passadas e futuras, um espelho entre o conteúdo da empresa e a vida das pessoas”, descreve Bernardo Magalhães, gerente de planejamento da comunicação da Globo.

Vinhetas comemorativas, comunicação impressa, spots de rádio e um conjunto de ações desenvolvido pela área de relações com o telespectador completam a campanha. “Não olho como um projeto isolado, mas mais um degrau de uma grande estratégia de comunicação”, afirma o Valente. “No primeiro ano tivemos o Vem Aí, depois o lançamento da nova marca, a Copa do Mundo, agora os 50 Anos e, no ano que vem, Olimpíadas. Tudo isso é absolutamente sedutor e o prenúncio dos anos intensos que virão.”

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Meio & Mensagem acompanhou de perto boa parte das reuniões e gravações envolvendo o projeto, o maior realizado pela nova equipe de comunicação da Globo. Veja a narrativa completa na edição 1650, de 9 de março, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa ou para tablets Apple e Android.

 

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