Drone da Folha cai durante manifestação

Buscar

Drone da Folha cai durante manifestação

Buscar
Publicidade

Mídia

Drone da Folha cai durante manifestação

Equipamento alugado pelo jornal teve problemas; caso pode movimentar o debate sobre uso de aeronaves não-tripuladas para fins jornalísticos


16 de abril de 2015 - 10h49

Um acidente ocorrido nesse domingo, 15, pode fazer com que a mídia brasileira siga os passos de alguns veículos norte-americanos e se reúna para debater a regulamentação do uso de drones para fins jornalísticos.

Durante a manifestação realizada em São Paulo contra o governo presidencial, um drone contratado pela Folha caiu na Avenida Paulista, deixando dois manifestantes feridos.

Segundo o próprio jornal, o acidente aconteceu por volta de 15h30 e as duas pessoas  foram encaminhadas ao hospital, com pequenos ferimentos, e liberadas pouco tempo depois. A Folha esclarece que a aeronave não tripulada pertencia à empresa Caraca, que teria prometido analisar o equipamento para apurar as causas do acidente. O editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, lamentou o acidente e se colocou à disposição das vítimas.

wraps

União norte-americana
Em janeiro deste ano, dez grupos de mídia dos Estados Unidos (incluindo o The New York Times, a Associated Press e a NBC Universal) se uniram para testar o uso de drones para fins jornalísticos no país. Os grupos de mídia fizeram uma parceria com a Universidade de Tecnologia de Virginia, para tentar desenvolver uma tecnologia eficiente e segura para a captação de imagens em grandes eventos e multidões. A ideia dos veículos também é persuadir o governo norte-americano a revisar as leis para a utilização de aeronaves não-tripuladas naquele país. Por enquanto, a Federação Administrativa de Aviação proíbe o uso comercial de drones nos Estados Unidos.

A agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda não possui uma regulamentação específica sobre o uso de drones no Brasil, mas exige autorização prévia de todas as empresas que queiram fazer uso da aeronave com finalidades comerciais.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital