2015: O ano das marcas nas telonas

Buscar
Publicidade

Mídia

2015: O ano das marcas nas telonas

Opinião: Lançamentos de blockbusters deve aumentar mercado de cinema em 10% e gerar recorde histórico de bilheteria


19 de abril de 2015 - 12h30

Por Adriana Cacace

Na contramão de diversos indicadores econômicos que apontam uma queda nos setores nacionais envolvendo o consumo, a indústria do Cinema tende a fazer de 2015 um ano histórico em crescimento. A principal arma? O conteúdo, o ponto mais relevante na relação com o espectador. Afinal, quem não gosta de ver um filme logo no seu lançamento?

Neste ano, o line-up é de peso e conta com mais de 70 lançamentos relevantes. Os Blockbusters – Cinderela, Jurassic World, Cidades de Papel, Minions, Pan, Divertida Mente –, e a continuação de franquias já consolidadas no mercado de entretenimento, como Velozes e Furiosos 7, Os Vingadores 2, Mad Max, Exterminador do Futuro: Gênesis, 007: Spectre, Jogos Vorazes – parte 2, Até que a Sorte nos Separe 3, Star Wars VII, Alvim e os Esquilos são algumas das atrações que estarão na telona.

Do ponto de vista do negócio de mídia, esse grande volume de filmes com enorme apelo comercial gerará um aumento de mais de 10% em audiência no mercado nacional de cinema, que ultrapassará a casa dos 172 milhões de tickets vendidos. Um recorde.

Olhando apenas para os números, fica claro o grande potencial de 2015 para a publicidade em cinema. Porém, se ainda adicionarmos todas as características emocionais e o experience dessa “Premium Media”, conseguimos entender esse fenômeno que reforça a importância das marcas se relacionarem com as “marcas do cinema”. A sétima arte tem características únicas que permitem explorar toda a jornada do consumidor durante seu momento de entretenimento, proporcionando uma experiência exclusiva do início ao fim, já que não há dispersão de público.

Se levarmos em conta que maioria das pessoas sai de suas casas com o propósito de aproveitar este ambiente especial para se desconectar do mundo, a ocasião se torna uma ótima oportunidade para uma marca interagir diretamente com seu público-alvo, por meio de uma mensagem relevante. Com isso, será cada vez mais comum se deparar com projetos que saem da tela e atingem todos os pontos de contato existentes, seja na internet, no PDV e, até mesmo, na sala da sessão com holografia e mapping.

No atual momento da comunicação, em que tudo pode ser considerado “mídia”, fica difícil mensurar qual a real eficácia de um determinado formato e, mais do que isso, entender qual o momento correto para a marca se relacionar com esse potencial consumidor.

Partindo dessa linha de raciocínio, um ponto a ser comentado que reforça a relevância do meio cinema é o conceito que desenvolvemos, chamado de “fresh content”. Por meio de pesquisas constantes em ferramentas como o Google Trends, que mostram o volume das buscas de determinada palavra ou grupo de palavras durante um período, compreendemos que o momento em que o filme está em exibição é mais “quente e relevante” para o público. Nesta fase, os picos de busca são dez vezes maior do que antes ou depois de seu ciclo de vida nas salas de exibição.

Um ótimo exemplo que atualmente já está fazendo a diferença é o filme 50 Tons de Cinza, que foi recorde de pré-venda nos EUA com mais de 156 milhões de ingressos vendidos. No Brasil, o longa já alcançou o incrível número de cinco milhões de tickets vendidos. Apesar do livro que fez grande sucesso, é agora com o lançamento do filme que mais se busca e fala no assunto.

Com esse combo, repleto de pilares extremamente estratégicos para comunicação das marcas (o número crescente de público, a relevância do conteúdo por meio do conceito de “fresh content” e os diferenciais de experience), o meio cinema ganha ainda mais importância. Convidamos as marcas a fazerem parte desse ambiente e manter a comunicação sinérgica e de uma maneira mais profunda com os espectadores, com o desafio de trabalhar o storytelling da marca de maneira inteligente e criativa. Vocês aceitam esse desafio?

Adriana Cacace é diretora-geral da Flix Media

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital