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Publishers internacionais fazem aliança

The Guardian, CNN International, Financial Times e Thomson Reuters criaram a Pangaea, para comercializar mídia programática em todo o seu conteúdo online


20 de abril de 2015 - 12h14

Quatro grandes publishers internacionais uniram suas forças para oferecer aos anunciantes um acesso combinado ao seu inventário online. The Guardian, CNN International, Financial Times e Thomson Reuters criaram a Pangaea Alliance, uma oferta digitial integrada que utiliza tecnologia programática para comercializar publicidade em todas as suas plataformas.

A estratégia, interpretada pelo mercado como uma forma de fortalecer as presenças online dos veículos e fazer frente à concorrência de Google e Facebook, oferecerá como atrativo a audiência combinada entre os portais de todos esses veículos, que totaliza uma média de 110 milhões de usuários. A The Economist, Hearst UK e Time Inc também estão fornecendo o acesso ao seu inventario.

Para tentar mudar o receio que o mercado possui em relação à venda programática de anúncios, a Pangaea promete fazer um grande trabalho junto aos anunciantes, oferecendo um inventário composto por conteúdo editorial de qualidade. A aliança deve lançar sua plataforma em beta no próximo mês, colocando seus publishers – todos concorrentes no universo da mídia – para trabalharem juntos na criação de formatos e de conteúdo que possam abrigar campanhas e ações regionais. Cada um dos membros comprometeu-se a entregar 10% de seu inventário de publicidade à aliança. 

Um comunicado divulgado pelo Guardian afirma que um a cada quatro leitores dos veículos que compõem a aliança são pessoas de alta renda e que boa parte desse grupo desse grupo também é composto por pessoas de diversas partes do mundo, como América do Norte, Europa, Oriente Médio e Ásia. O próprio nome escolhido para o grupo reforça essa ideia de união global: Pangaea era o nome de um super continente, que existiu há mais de 300 milhões de anos, no qual os territórios da América, Africa, Europa, Asia e Austrália eram unidos.

Durante essa fase beta, a administração da Pangaea será feita por membros de todos os veículos associados. Após o lançamento oficial da aliança, a ideia será compor uma equipe exclusiva para as negociações do inventário conjunto. Cada um dos publishers envolvidos, no entanto, deverá manter suas equipes comerciais próprias.

De acordo com os membros envolvidos, a segurança de associação das marcas a um conteúdo de qualidade será o grande diferencial que a Pangaea oferecerá ao mercado. Os anunciantes poderão fazer uma publicidade segmentada, para falar com determinados públicos, expondo sua mensagem em plataformas online diferentes jornais, que estarão unidos para auxiliar a marca a atingir seus objetivos.

Essa não é a primeira aliança que concorrentes promovem para tentar se fortalecer nesse competitivo cenário. O New York times uniu-se com Tribune, Hearst e Gannet para criar o QuadrantONE. O projeto não obteve sucesso e foi encerrado em 2013. Outras tentativas, no entanto, foram bem sucedidas. Na França, os grupos FigaroMedias, Amaury Media, Lagardère Publicité e TF1 têm uma associação semelhante, chamada La Place Media, que opera desde 2012.

O diretor comercial da CNN International, Rani Raad, resumiu as intenções dos membros do grupo com a criação da Pangaea. “Em um momento de desenvolvimento rápido da área de mídia programática, faz sentido para nós colaborarmos com outros líderes do segmento de notícias para conseguir vantagens e fortalecer os negócios em uma poderosa aliança global”, disse.

Com informações do Advertising Age 

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