IAB adota nova metodologia para digital

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IAB adota nova metodologia para digital

Associação fez parceria com a ComScore para divulgar os dados do investimento publicitário


15 de abril de 2015 - 3h48

O IAB anunciou uma nova metodologia, desenvolvida em parceria com a ComScore, para estimar o investimento brasileiro em publicidade digital. Por esse método, o volume publicitário de internet foi de R$ 8,3 bilhões em 2014. Para este ano, a previsão é que haja uma expansão de 14% nesse investimento, que deve chegar a R$ 9,5 bilhões. A nova forma de apurar o valor consiste num questionário dirigido às agências e anunciantes associados do IAB sobre a compra e venda de mídia digital desses players, cruzado com os números dos inventários analisados pela ComScore, o que gera a estimativa de investimento online feita pela entidade. Por conta dessa metodologia, o número ora apresentado pelo IAB não deve ser comparado com os dados anteriores. Pela antiga metodologia, o último dado apresentado pela associação foi o faturamento digital de 2013, de R$ 5,2 bilhões.

O presidente do IAB Brasil, Guilherme Ribenboim, que também é vice-presidente do Twitter para a América Latina, ressalta que players como Google, Facebook e Twitter não abrem seus números para o Brasil, ou seja, os dados dessas empresas, assim como as demais, são gerados a partir da metodologia usada pela associação. E essa nova metodologia servirá de referência e base para as futuras divulgações sobre o investimento publicitário digital.

Segundo o Projeto Inter-Meios, de janeiro a novembro do ano passado, o mercado publicitário movimentou R$ 30,776 bilhões, com crescimento de 5,9% ante o mesmo período de 2013. O Projeto Inter-Meios é um relatório de investimento em mídia no País tabulado pela empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers (PwC), com exclusividade para Meio & Mensagem, que coordena o projeto. O trabalho mede, mês a mês, os investimentos em veiculação feitos pelos anunciantes na mídia nacional. Estima-se que o Inter-Meios contemple 80% do total das verbas, já que parte significativa do investimento em internet, jornais e rádios ainda não pode ser mensurada. Os participantes encaminham seus dados diretamente à auditoria. E essa diferença de metodologia entre os dados apurados pelo IAB/ComScore e Inter-Meios/PwC é que faz com que os dados da publicidade digital de ambos sejam diferentes. É importante ressaltar também que, desde julho do ano passado, os portais Globo.com, iG, MSN, Terra, UOL e Yahoo interromperam o repasse mensal de informações de suas receitas publicitárias à PwC e, portanto, não compõem mais os dados finais de internet do Inter-Meios.
 

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