Google faz acordo com jornais europeus

Buscar
Publicidade

Mídia

Google faz acordo com jornais europeus

Empresa de internet prevê o investimento de ? 150 milhões para desenvolver novos projetos de jornalismo digital com oito grandes publishers


29 de abril de 2015 - 11h35

O Google firmou uma parceria com oito editoras de jornais da Europa a fim de colaborar para o desenvolvimento das plataformas digitais das empresas de notícias. A companhia de internet planeja investir mais de € 150 milhões (mais de US$ 167 milhões) para apoiar e sustentar projetos de jornalismo digital dos publishers.

A parceria acontece através da Digital News Initiative e envolve os jornais Financial Times, The Guardian, Les Echos, El País, Die Zeit, Frankfurter Allgemeine Zeitung, La Stampa e NRC Media. De acordo com o presidente de relações estratégicas do Google na Europa, Carlo D’Asaro Biondo, a companhia irá trabalhar ao lado da Digital News Initiative para auxiliar os publishers a desenvolverem modelos sustentáveis para a produção de notícias. O porta-voz diz esperar que outros veículos se juntem à iniciativa.

O acordo acontece depois de um período de relações turbulentas entre o Google e os produtores de notícias da Europa. Orgãos reguladores da Europa apresentaram acusações contra o Google no início do mês de abril, alegando que a companhia de internet estaria abusando de sua condição de player dominante do setor de buscas. Em dezembro do ano passado, O Google News teve de encerrar seu serviço na Espanha após o governo daquele país criar uma Lei exigindo que a empresa de buscas pagasse para linkar o conteúdo jornalístico. O Google também teve de fechar seu escritório de engenharia na Rússia após o Parlamento ter solicitado a remoção de 25 links das buscas do Google por um período de seis meses, em 2013.

Essa não é, no entanto, a primeira tentativa de aproximação entre o Google e os publishers europeus. Em 2013, a companhia de buscas firmou um acordo com os jornais franceses para remunerar o conteúdo postado em sua página de notícias (o Google News). O acordo previa o investimento de cerca de € 60 milhões para os veículos aprimorarem suas plataformas de jornalismo online.

No mesmo ano, o Google ampliou as relações com alguns veículos de mídia com o Editor’s Pick, uma seção, dentro do Google News, em que os próprios publishers podem destacar ou promover notícias dentro do buscados. A iniciativa foi criada nos Estados Unidos, em 2011 e, em 2013, ganhou a adesão de alguns portais brasileiros, como Catraca Livre, Editora Globo, Fox Sports, Terra, Veja e O Dia.  

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Pesquisa realizada pela Teads ao lado da CNN Brasil revela critérios para a escolha de site de notícias, bem como sentimentos em relação a anúncios em veículos

  • Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Redação, estúdios, áreas operacionais e gestão da emissora funcionarão em prédio no Itaim Bibi, em São Paulo