Instagram: mais força na publicidade

Buscar
Publicidade

Mídia

Instagram: mais força na publicidade

Rede social irá incrementar a segmentação e oferecer formatos para anunciantes de diferentes portes, replicando modelo do Facebook


2 de junho de 2015 - 2h05

Um ano e meio depois de ter aberto sua timeline para campanhas publicitárias, o Instagram começa a incrementar as modalidades de anúncios oferecidos às marcas a fim de tornar sua plataforma uma importante fonte de negócios.

Nos próximos seis meses, a rede social deverá incrementar seus serviços de publicidade, ampliando as possibilidades de interação por parte dos usuários, incrementando a segmentação e o poder dos anunciantes de selecionar seu público-alvo de acordo com interesses específicos e, também, estendo o serviço para empresas de diferentes portes.

De acordo com informações divulgadas pela rede social, os novos formatos comerciais devem passar a valer, ao longo dos próximos meses, nos nos oito mercados em que o Instagram comercializa anúncios. Recentemente, a rede social anunciou que o formato “carrossel” (que permite ao anunciante inserir mais de uma imagem) chegou ao Brasil. Além de mais opções de fotos, as marcas também poderão inserir links, que conduzam o usuário diretamente para seus sites, canais de e-commerce ou para uma loja de aplicativos, por exemplo.

Filtros do Facebook
Desde quando abriu espaço à publicidade, o Instagram começou a explorar a base de dados dos usuários do Facebook – proprietário da rede social de imagens – para segmentar as campanhas dos anunciantes. As informações, no entanto, restringiam-se aos dados de idade e gênero. Agora, o Instagram pretende captar informações referentes aos interesses e preferências que os usuários registram no Facebook e direciona-las para o planejamento das campanhas e ações de anunciantes.

Essa maior segmentação é a grande aposta do Instagram para atrair um volume maior de anunciantes à sua plataforma. De acordo com a rede social, uma pesquisa realizada pela Nielsen com as 500 campanhas veiculadas nos oito mercados em que o Instagram comercializou anúncios no último ano, mostrou que o ad recall das peças publicitárias na rede social foi 2,9 vezes maior do que o registrado nos anúncios tradicionais da web.

Anunciantes de diversos portes
Também aproveitando a estrutura comercial do Facebook, o Instagram planeja oferecer sua timeline para anunciantes de diversos portes. A ideia é entregar um conteúdo direcionado, de acordo com a localização e interesses dos usuários, tal como acontece no Facebook. Os testes para essa ampliação começarão a ser realizados nos próximos meses, com um grupo de anunciantes parceiros no Facebook. A rede social planeja estender ao Instagram o forte relacionamento que mantém com as pequenas e médias empresas, que veiculam posts e campanhas patrocinadas na rede social, para um público segmentado.

O Instagram não informou as datas que as novas funcionalidades serão estendidas ao mercado brasileiro, mas deixou claro que os incrementos devem acontecer em escala global.  

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Pesquisa realizada pela Teads ao lado da CNN Brasil revela critérios para a escolha de site de notícias, bem como sentimentos em relação a anúncios em veículos

  • Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Redação, estúdios, áreas operacionais e gestão da emissora funcionarão em prédio no Itaim Bibi, em São Paulo