Jornais brasileiros resistem ao Facebook

Buscar

Jornais brasileiros resistem ao Facebook

Buscar
Publicidade

Mídia

Jornais brasileiros resistem ao Facebook

Rede social quer repetir no Brasil parcerias de conteúdo que já foram feitas com The New York Times e The Guardian


6 de julho de 2015 - 8h46

O Facebook tem consultado os maiores jornais brasileiros para uma eventual parceria de conteúdo. De acordo com a Folha, veículos membros da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) já discutem o assunto. O acordo poderia ser uma forma de os jornais ganharem maior inserção entre o público jovem, porém, a resistência das empresas está relacionada ao temor de que a plataforma ganhe importância desproporcional.

Em evento no Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, na semana passada, Ricardo Gandour, diretor de conteúdo e jornalismo de O Estado de S. Paulo, disse que o Facebook poderia se tornar uma camada privada da internet. No modelo proposto pela plataforma, os jornais publicariam suas notícias diretamente pela rede social e quem acessa não saíria da página.

Parcerias

Em maio deste ano, o Facebook lançou o recurso Instant Articles. A ferramenta permite que empresas jornalísticas hospedem seu conteúdo diretamente na rede social, evitando que o usuário saia da rede social.

Os primeiros veículos a integrarem o Instant Articles são New York Times, National Geographic, BuzzFeed, The Atlantic e NBC News e, em breve, The Guardian, BBC News, Bild e Der Spiegel também terão seus conteúdos integrados no recurso. Há a expectativa de lançar a ferramenta para usuário Android no futuro.

O serviço é uma forma de tornar a experiência mais rápida no aplicativo. Os textos serão carregados no app da mesma forma que fotos e vídeos aparecem na timeline. Os anúncios por trás do conteúdo jornalístico serão exibidos normalmente e, de acordo com a rede social, toda a receita dessa forma de publicidade será destinada ao veículo que produziu o conteúdo. A empresa diz que o algoritmo não será alterado para favorecer os Instant Articles.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura