Pearson negocia a venda da The Economist

Buscar

Pearson negocia a venda da The Economist

Buscar
Publicidade

Mídia

Pearson negocia a venda da The Economist

Dias após fechar um negócio bilionário envolvendo o Financial Times e o Nikkei, a editora britânica confirmou que negocia sua saída também da revista


27 de julho de 2015 - 8h00

Menos de uma semana após ter vendido o jornal econômico Financial Times para o grupo japonês Nikkei, a britânica Pearson confirmou, neste sábado 25, que negocia a venda de sua participação de 50% na The Economist Group, que edita, entre outros títulos, a prestigiada The Economist. Em comunicado, a empresa disse que já conversa com seus outros sócios no negócio, entre eles a Exor, braço de investimentos da família Agnelli, controladora da Fiat, e que possui 5% do The Economist Group. Caso o negócio seja concretizado, a Pearson passa a focar seus esforços integralmente nos negócios de educação.

De acordo com analistas, a fatia da Pearson está avaliada em 400 milhões de libras, o equivalente a US$ 620,4 milhões, valor inferior aos US$ 1,3 bilhão que o Grupo Nikkei pagou pelo Financial Times. Porém, a The Economist dá mais lucro que o Financial Times.

A Exor confirmou a informação do aumento de sua parcela na empresa, mas declarou que deverá continuar como sócia minoritária. Os donos da Fiat vêm diversificando seus negócios com empresas financeiras e de mídia. A Fiat também possui participação no grupo italiano RCS, que edita o jornal “Corriere dela Sera”. Os outros três investidores no grupo, as famílias Schroder, Cadbury e Rothschild, também demonstraram interesse na compra da fatia da Pearson. O resultado deve sair até setembro.

A The Economist foi criada em 1843 e é uma das revistas econômicas mais respeitadas do mundo. Periodicamente, publica reportagens polêmicas sobre o Brasil. Foi dela as duas capas emblemáticas que mostram a queda e ascensão do País como potência economia regional, em 2009 e 2013. O grupo que edita a The Economist mantém outras áreas de negócio como o instituto de pesquisas Economist Intelligence Unit.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura

  • Globo amplia receita de publicidade e tem lucro de R$ 838,7 milhões em 2023

    Globo amplia receita de publicidade e tem lucro de R$ 838,7 milhões em 2023

    Balanço da Globo Comunicação e Participações revela receita total de R$ 15,13 bilhões ao longo do ano anterior