Empresas de tecnologia faturam, mas não lucram

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Empresas de tecnologia faturam, mas não lucram

Resultados do 2º trimestre mostram que companhias como Twitter, Linkedin, Yahoo e Microsoft ainda não encontraram a melhor forma de fechar no azul


31 de julho de 2015 - 8h00

A temporada de balanços do segundo trimestre, protagonizada por grandes empresas de tecnologia, chegou ao fim. Os resultados de Twitter e Linkedin mostram um ponto em comum entre as plataformas sociais: as receitas sobem e os prejuízos também. A maior perda foi do Twitter, entre abril e junho, a empresa fechou o balanço negativo em US$ 136,7 milhões, um pouco menos que os US$ 144,6 milhões perdidos no segundo trimestre do ano passado. Já o faturamento subiu 61% para US$ 502,4 milhões.

O Linkedin, que anunciou seus resultados na noite desta quinta-feira 30, reportou perdas de US$ 67,7 milhões, ante um prejuízo de US$ 1 milhão no mesmo período do ano passado, um salto relevante. A receita da empresa, entretanto, avançou 33% chegando a US$ 711,7 milhões. O Facebook, apesar de ter fechado o ano no azul, teve uma redução no seu lucro que foi de US$ 791 milhões ante os US$ 719 milhões em 2014. Já a receita deu um salto de 39% para US$ 4,04 bilhões.

Na semana passada, outras três grandes empresas de tecnologia divulgaram seus resultados. A Microsoft acumulou prejuízo de US$ 3,2 bilhões entre abril e junho. O principal motivo foi a compra da Nokia, em setembro de 2013, que, além de trazer baixas contábeis relevantes foi responsável por uma demissão de 7.800 funcionários. Tirando o negócio, a Microsoft teve uma receita de US$ 22 bilhões no segundo trimestre, queda de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Yahoo também fechou o segundo trimestre no vermelho. A empresa teve um prejuízo de US$ 21,6 milhões. No mesmo período do ano anterior, a companhia tinha apresentado lucro de US$ 269,7 milhões. As perdas estão relacionadas a maiores gastos com estratégias para atrair internautas e competir com Google e Facebook. A receita da empresa ficou estável em US$ 1,04 bilhão. Já o Google, superou o mercado com um lucro líquido de US$ 3,93 bilhões, ante US$ 3,35 bilhões no ano passado. A receita subiu 11% para US$ 17,73 bilhões.

Com pequenas variações nos resultados, todas essas empresas apresentam os mesmos desafios, ampliar seus ganhos com publicidade e aumentar a base de usuários cada vez mais dispersos com a concorrência de tantas tecnologias. 

Facebook
Receita: US$ 4,04 bilhões +39%
Lucro: US$ 719 milhões

Twitter
Receita: US$ 502,4 milhões + 61%
Prejuízo: US$ 136,7 milhões

Linkedin
Receita: US$ 711,7 milhões +33%
Prejuízo: US$ 67,7 milhões

 

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Yahoo
Receita: US$ 1,04 bilhão
Prejuízo: US$ 21,6 milhões

Microsoft
Receita: US$ 22 bilhões
Prejuízo: US$ 3,2 bilhões

Apple
Receita: US$ 49,6 bilhões + 32,5%
Lucro: US$ 10,6 bilhões

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