A diplomacia de Silvio Santos e Edir Macedo

Buscar

A diplomacia de Silvio Santos e Edir Macedo

Buscar
Publicidade

Mídia

A diplomacia de Silvio Santos e Edir Macedo

Empresários dão trégua na disputa pelo segundo lugar em audiência e falam em ?união para alcançar resultados?


3 de agosto de 2015 - 8h19

Após 17 anos, Edir Macedo e Silvio Santos voltaram a se encontrar. Desta vez, em rede nacional e da forma mais amistosa possível dando trégua à apertada disputa pelo segundo lugar entre Record e SBT. O encontro entre os dois importantes empresários de comunicação do País aconteceu na segunda-feira, 27, e foi ao ar na noite deste domingo, 3, no programa Domingo Espetacular, da Record.

Entre as personalidades mais influentes do Brasil, Silvio Santos dificilmente dá entrevistas. Porém, falou durante trinta minutos à reportagem conduzida pela jornalista Adriana Araújo. O encontro aconteceu em ocasião à comemoração de um ano do Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus. Na entrevista, Silvio revela que sua esposa, Íris Abravanel, visitou o local por algumas vezes e que preferiu não ir à inauguração, há um ano, para evitar a agitação. 

A entrevista, que teve como pano de fundo a história do judaísmo e os elementos da religião de Silvio presentes no Templo, foi amistosa e recheada de elogios recíprocos. De forma superficial, Silvio comentou sobre a venda de sua participação na Record para Edir Macedo, em 1998. “Eu fiz questão de vender minha parte, mas não senti por isso. Fiquei mais sentido pela família Carvalho, que tinha uma ligação com a emissora. Eu não tinha algo enraizado. Eu também não sabia quem era Edir Macedo e muito menos a Igreja Universal, para mim, era apenas um comprador”, disse Silvio, sem revelar o valor envolvido. Com o dinheiro, Silvio construiu a sede do Banco Panamericano, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Sobre a concorrência, o dono do SBT disse que a amizade é importante para a televisão e seus telespectadores. “Deveríamos nos unir para que pudéssemos alcançar melhores resultados”, disse o apresentador.  Edir Macedo elogiou o fato de Silvio ter cumprido todos os termos envolvidos no negócio entre os dois. “O que eu guardo de você Silvio é que você honrou sua palavra, e isso, hoje em dia, não é normal”.

Silvio concluiu que poderia estar com Macedo mais vezes, mas que é muito difícil encontrar o líder religioso no Brasil.  Em abril deste ano, o SBT entrevistou Edir Macedo, matéria que foi conduzido por Roberto Cabrini e foi ao ar no programa dominical de Silvio Santos. Na ocasião, Cabrini não deixou de fazer perguntas incisivas, mas que deixaram de ser exibidas no processo de edição.

O marketing acima de tudo

A entrevista em si não trouxe nada de novo a não ser as curiosidades pessoais de Silvio, porém, foi conduzida como uma grande estratégia de marketing da Record. Durante uma semana, a emissora soube trabalhar a expectativa de muitos brasileiros. Ganhou mídia espontânea em jornais, revistas e sites especializados com as fotos do encontro entre Edir e Silvio. Mostrou a união entre as duas maiores emissoras do País e ainda conseguiu um “merchandising” espontâneo de Silvio Santos para o Templo de Salomão. Tudo isso, na mesma semana em que vários veículos de comunicação trouxeram à tona a informação de que Silvio teria contratado uma consultoria para cuidar da continuidade de seus negócios.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital