O YouTube virou a Disney

Buscar
Publicidade

Mídia

O YouTube virou a Disney

Vidcon mostra o potencial dos vídeos online, que têm no Brasil sua segunda maior audiência global


4 de agosto de 2015 - 8h58

Por Nelsinho Botega

Ouve-se uma gritaria no saguão do hotel Hilton. E uma correria desenfreada. 50 meninas se esgoelando “Smooooooshhhh” Quem? Saúde! Smosh. E lá vão elas, atropelando quem estiver a sua frente, decididas a alcançar os youtubers favoritos. Smosh é um canal que carrega 20 milhões de inscritos e filme recém-lançado em Hollywood.

Essa cena corriqueira aconteceu na Vidcon, enorme evento em Anaheim, Califórnia, em frente a Disney original. Criada pelos irmãos pioneiros no YouTube, Hank e John Green, este último o agora milionário autor dos best-sellers A Culpa É das Estrelas e Cidades de Papel, a Vidcon é o maior evento de vídeo online do planeta. Foi a sexta edição, mas quem estava lá saiu com a sensação de que foi a primeira. De muitas.

Novas groupies, youtubers, marketeiros, marcas e agências – ainda infelizmente nessa ordem decrescente – assistiram a mais de 200 painéis, separados pelos segmentos da indústria, criadores e comunidade. Entre discussões do mercado até mini-entrevistas com os novos astros, revelando qual é a cor da meia que eles mais gostam de dormir, tudo interessava para as mais de 20 mil pessoas que por ali circularam.

Um novo star system se formou. Os youtubers são os novos popstars. Os canais, a nova mídia. É uma obrigação e uma diversão, para quem quer vender xampu, carro, celular ou pizza se conectar com esse universo e entender os decibéis que eles causam nesses millenials. Principalmente no Brasil, que é a segunda maior audiência do YouTube no mundo. Mas somente 15 brasileiros estavam lá neste ano – 0,07% do total de participantes. E muitos zeros a mais do mercado publicitário.

Numa recente pesquisa da Cisco, foi mostrado que 80% do tráfego da internet em 2019 será de vídeo. Susan Wojcicki, CEO do YouTube, revelou que 400 horas de vídeo são carregados por minuto no YouTube e que a ordem agora da empresa é “mobile, mobile, mobile”. Em recente pesquisa da Variety, oito entre as dez personalidades mais influentes para os millenials são youtubers.

Em um ambiente de consumo fragmentado, no qual você pode pular o anúncio e o público decide o que quer ver, as marcas que desejam ter relevância têm de estar associadas ao conteúdo para serem notadas e se diferenciarem entre elas.

A Disney sempre compreendeu bem isso, não à toa comprou a Maker Studios, maior rede de canais norte-americana. Não à toa a Vidcon acontece exatamente lá em Anaheim. Ir numa montanha-russa é muito legal. Mas ir numa montanha-russa do Mickey é mais legal ainda. Aguardem a montanha-russa do Smosh.

Seja bem-vindos ao mundo do vídeo online, o lugar onde os sonhos viram realidade.

(*) Nelsinho Botega é fundador da rede Snack

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo