Desktop lidera acesso a site de serviços

Buscar

Desktop lidera acesso a site de serviços

Buscar
Publicidade

Mídia

Desktop lidera acesso a site de serviços

Estudo realizado pela comScore identificou uma queda no uso de computadores pessoais na América Latina


4 de agosto de 2015 - 8h30

O uso do desktop no Brasil para acesso a internet caiu, entre outubro de 2014 e março de 2015, em comparação com o mesmo período dos anos anteriores. Em quantidade de minutos por visitante, a queda foi de 8,9%, já a diversidade de páginas visitadas por usuário teve declínio de 17%. Os dados são apontados no estudo "O Futuro Digital da América Latina em Foco 2015", realizado pela comScore e disponível para download no site.

O relatório também apontou quais são os tipos de conteúdo mais acessados por usuários de desktop. Sites de serviço são os de maior alcance, pontuando 98 na escala percentual, seguidos por portais, com 97%. Em terceiro lugar ficam os sites de entretenimento, com 93%, e navegação e busca ficam em quarta posição, com alcance de 90%.

O consumo de vídeo, no entanto, cresceu. O estudo analisou o consumo de vídeo entre outubro de 2014 e março de 2015, período no qual houve cerca de 7% de crescimento para o formato. Em comparação com os outros países da América Latina, os brasileiros são mais engajados no formato, que tem alcance de 36% no país, 2% a mais que a média da região. Os brasileiros também dedicam muito mais tempo assistindo a vídeos online, cerca de 3 horas a mais que os vizinhos. O engajamento com vídeos de marcas cresceu 18% no mesmo período analisado.

Enquanto o desktop teve uma redução em seu uso, o número de usuários de mobile está crescendo rapidamente. Nos últimos seis meses os usuários de mobile apresentaram crescimento de 7%, atingindo cerca de 39 milhões. Mais de 85% do tempo é usado com aplicativos móveis pelos usuários.

Na área das redes sociais, tanto em penetração quanto em engajamento, o mercado brasileiro é líder na América Latina. O brasileiro passa 60% mais tempo nas redes sociais que a média global, cerca de 21,2 minutos por visita. No Brasil a rede social mais visitada é o Facebook, seguida pelo Google+. Twitter aparece em quarto lugar. O tipo favorito de postagem do público é a foto, mas o vídeo apresenta crescimento expressivo de 928% entre janeiro de 2014 e abril de 2015.

Outro assunto abordado no relatório "O Futuro Digital da América Latina em Foco 2015" são as tendências no uso multi-plataforma. Quase 50% dos internautas estão acessando a internet tanto por meio de dispositivos móveis quanto por desktop. O uso de plataformas simultâneas cresceu 3% nos últimos seis meses. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    A partir das eleições municipais deste ano, a publicidade relacionada a candidatos políticos não poderá mais ser impulsionada pelo Google Ads

  • TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    Projeto de lei determina que ByteDance venda sua participação na rede social a um comprador norte-americano em até 270 dias