As marcas fictícias de A Regra do Jogo

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As marcas fictícias de A Regra do Jogo

Diretor de criação da Ogilvy cria marcas e logos para conferir maior realismo às cenas e aos ambientes da nova novela da Globo


25 de agosto de 2015 - 10h27

A Regra do Jogo, a nova novela das 21 horas da TV Globo, pretende se destacar pelo realismo. Além da caixa cênica, a nova estrutura de cenário e de captação de imagens criada pela diretora de núcleo, Amora Mautner, a trama também pretende passar o máximo possível de verdade ao espectador, em todos os seus detalhes. E isso inclui os produtos, embalagens e marcas que aparecem nas cenas.

A diretora da novela encomendou a um publicitário a criação de marcas e logos fictícios, para estampar os rótulos e caixas de produtos, cartazes, banners e outros elementos que aparecerem na trama. O escolhido para esse trabalho foi Michel Neuhaus, diretor de criação da Ogilvy Brasil. Em seu primeiro trabalho criativo para uma novela da Globo, Neuhaus procurou criar marcas que poderiam, de fato, existir e ser comercializadas por fabricantes de bebidas, alimentos e de outros artigos para o lar.

No final de julho, quando as gravações de A Regra do Jogo já haviam começado, a reportagem de Meio & Mensagem visitou o Projac para conhecer a estrutura técnica e os cenários da novela. Na cena que a reportagem acompanhou, na casa dos personagens Indira (Cris Vianna) e Oziel (Fábio Lago), a família se reunia para o café da manhã. Na mesa, todas as embalagens eram de produtos fictícios, desde o biscoito até o achocolatado e a caixa de cereais. De acordo com a Ogilvy, o desenvolvimento dessas marcas demandou um trabalho de 30 dias e o criativo executou o projeto simultaneamente às suas demandas diárias da agência. 

O Morro da Macaca – comunidade em que se passará boa parte das histórias de A Regra do Jogo – abrigará diversas dessas marcas fictícias. A de maior destaque, talvez, seja a cerveja Redentor. Com marca e logo criados por Neuhaus, a cerveja será destacada nos banners e cartazes dos bares da comunidade. Ela também terá exposição na boate Caverna da Macaca e no hostel da comunidade (ambos de propriedade da personagem Adisabeba, interpretada pela atriz Susana Vieira). Alguns dos personagens também ganharam marcas. Juliano Cazarré, que interpretará o cantor de funk MC Merlô, teve seu logo e a capa de seu CD criados pelo diretor de Ogilvy. O protagonista Romero Rômulo (Alexandre Nero), que viverá um político, também teve seu material de campanha desenvolvido pelo publicitário. 

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Merchandising
Apesar da inserção dessas marcas, a Globo também pretende contar com anunciantes “de verdade” na trama. Como tradicionalmente acontece nas novelas da casa, diversas marcas aproveitam a história para exibir seus produtos e serviços. Itaú, Kia, Natura e Nextel são exemplos de anunciantes que vêm investindo em merchandising nas últimas tramas das 21 horas da emissora. A Globo ainda não anunciou os patrocinadores oficiais de A Regra do Jogo.  

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