Opinião: reflexões sobre Snowden no Twitter

Buscar

Opinião: reflexões sobre Snowden no Twitter

Buscar
Publicidade

Mídia

Opinião: reflexões sobre Snowden no Twitter

Para começo de conversa, a rede de microblog tem um problema com trolls


30 de setembro de 2015 - 4h03

Por Simon Dumenco, do Ad Age

Na tarde de terça-feira, 29, o ex-funcionário da National Security Agency (NSA, parte do serviço secreto americano) e delator Edward Snowden estreou no Twitter.

Com a conta verificada @Snowden, postou essa mensagem de cinco palavras: 

wraps

Algumas observações:

. Segundo os padrões das empresas de tecnologia, o Twitter é quase um ancião – fez nove anos em março –, mas uma estreia de alto nível na rede ainda cria manchetes. Grupos de mídia mundo afora, da BBC ao New York Times, cobriram a chegada de @Snowden e essa é reportagem central na capa da versão impressa do USA Today de hoje. 

. A Twitosfera segue numa movimentação incrivelmente rápida. Outras plataformas mais novas de mídia social e mensagens (Snapchat, WhatsApp) podem receber toda a atenção atual, mas o Twitter ainda tem invejáveis escala e dinâmica. Com só duas horas de Twitter, Snowden conquistou 300 mil seguidores e até as 15h de hoje já possuía 1.07 milhão.

. A seguir, uma visualização da resposta global a @Snowden (tuitando sobre ou respondendo para ele) nas primeiras horas de sua existência (clique no play):

. O senso de humor de Snowden permanece intacto – o que será muito útil se ele deseja também ser atraente, e não apenas ter seguidores no Twitter. (Se ele pretende usar o Twitter para se manifestar pela luta contra o estado de vigilância, bem… uma colher de açúcar vai ajudar a engolir o remédio, particularmente entre a complacente população americana). Não só ele segue ironicamente só uma conta – @NSAGov –, mas em sua primeira hora ele falou publicamente somente com o astrofísico-celebridade Neil deGrasse Tyson: 

. Mas o Twitter ainda tem um sério problema com trolls. Observe esse tweet que um cara chamado George (aparentemente algum tipo de crítico da liberdade de expressão que é candidato à presidência dos EUA?) publicou copiando o co-fundador da rede (e atual CEO interino) Jack Dorsey: 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    Plataforma convida usuários a postarem conteúdo sobre o festival; os autores dos mais criativos ganharão ingressos para o evento

  • Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Com o comunicado, o Instagram anuncia também stories com teasers para não-assinantes e outras ferramentas em fase de testes