Al Jazeera fecha operação nos EUA

Buscar
Publicidade

Mídia

Al Jazeera fecha operação nos EUA

Após dois anos e meio, canal americano não construiu audiência significativa e pode demitir até 700 funcionários


14 de janeiro de 2016 - 11h26

A operação americana da rede de telejornalismo Al Jazeera será encerrada em 30 de abril. Segundo o portal Politico, a decisão foi anunciada durante uma reunião com a equipe na tarde de quarta-feira.

Com sede no Catar, a Al Jazeera foi criada em 1996 e notabilizou-se pelo jornalismo independente e de fontes sólidas no mundo árabe – em tempos que questões relacionadas ao Oriente Médio e ao islamismo ganham cada vez mais destaque internacional. O canal americano foi lançado em agosto de 2013 seguindo um plano de expansão da rede, que já possuía operações na Europa e conteúdo distribuído em inglês.

Em e-mail à equipe após à reunião, o CEO Al Anstey lamentou o fim da operação, parabenizou pelo trabalho realizado e garantiu todos os benefícios e suporte possíveis aos funcionários. Afirma ainda que, apesar de a rede planejar “expandir seu serviços digitais internacionais até o fim do ano”, a decisão foi tomada pelo fato de o “modelo de negócios não ser simplesmente sustentável” e por desafios financeiros globais.

A rede chegava à 60% de 100 milhões de assinantes possíveis e tinha uma audiência média, diária, de 19 mil pessoas, segundo a Nielsen, o que é baixíssimo na comparação aos maiores canais de notícias da TV paga americana: CNN, Fox News e MSNBC. Os investimentos da sede para construir a base americana foram altos, com a contratação de estrelas de concorrentes, a construção de uma moderna redação em Nova York e a aquisição do canal Current TV, do ex-vice-presidente americano Al Gore, por US$ 500 milhões. 

Segundo a Atlantic, os profissionais da Al Jazeera America ficaram comovidos e muitos manifestaram apoio ao canal pelas redes sociais. A CNN noticiou que até 700 pessoas podem ser demitidas com a descontinuidade da operação.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Pesquisa realizada pela Teads ao lado da CNN Brasil revela critérios para a escolha de site de notícias, bem como sentimentos em relação a anúncios em veículos

  • Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Redação, estúdios, áreas operacionais e gestão da emissora funcionarão em prédio no Itaim Bibi, em São Paulo