ponto de vista »


patrocínio »

ponto de vista Mídia »

Outros pontos »

  • Ana Nubié


    + Leia mais
  • Mauro Segura


    + Leia mais



Marcos Vicca
LEIA MAIS »
25  Jan   2012

Midia

Quem organiza tudo isso?

Estou em rádio há 22 anos.

É quase dispensável dizer que a forma como se faz e ouve rádio mudou bastante, principalmente, nestes últimos anos.

Só que mais do que a estética e o formato de consumo, há uma mudança mais interessante: a função do rádio é outra.

Antes o rádio era a fonte principal da informação.

E quando falo de informação, refiro-me a qualquer tipo de informação. Notícia ou música.

Antes era: "Deu no rádio". "Ouvi agora na rádio".

O rádio detinha a informação.

Hoje a informação está absolutamente disseminada em trocentos sites, aplicativos, canais especializados de TV.

E recebemos tudo diretamente em nossos bolsos, através de um pequeno aparelho.

Fácil e rápido assim. 

Como a minha especialidade é música, vou me ater a isso. 

Nas festas de fim de ano um amigo com seus vinte e poucos anos me perguntou: "como faço pra descobrir o que tem de novo e legal rolando na música. Quero ouvir coisas novas". 

Respondi: "simples, ouça rádio". 

O rádio hoje funciona como uma espécie de curador, organizador da informação. 

Poucas pessoas (mesmo os mais jovens) tem todo o tempo do mundo para vasculhar, ouvir, separar e escolher aquilo que quer ouvir ou que soa interessante.

Como a informação musical é extremamente vasta, é muito mais cômodo que alguém faça isso.

Alguém que ouça e coloque na vitrine aquilo que é (ou pode ser) mais interessante dentre tantas coisas que são produzidas e gravadas diariamente em todo o mundo. 

Entender bem a audiência é o primeiro passo para estar com ela. 

Quantas vezes você já viu alguém pedir pra "colocar umas músicas no iPod" ou "dar umas dicas do que ouvir"? 

É isso que fazemos todos os dias.

Organizamos a informação musical. 

* Marcos Vicca é diretor Artístico da Rádio Mix FM
 
comments powered by Disqus