Hugh Forrest, CEO do SXSW Interactive, faz balanço do evento

Buscar

Hugh Forrest, CEO do SXSW Interactive, faz balanço do evento

Buscar
Publicidade

Opinião

Hugh Forrest, CEO do SXSW Interactive, faz balanço do evento


5 de abril de 2016 - 10h17

Hugh Forrest é um texano simpático e acolhedor, que não foge, nem se esconde, das mais variadas abordagens das quais é alvo quando percorre os corredores de seu evento em Austin, o maior encontro de inovação, tecnologia e cultura digital do mundo.

Membro fundador do SXSW Interactive desde seu primeiro dia de vida, 30 anos atrás, Hugh conta que este ano estiveram lá 550 participantes do Brasil, o mesmo número de 2015. E provoca: “Independentemente de quantos brasileiros estarão lá assistindo as palestras ano que vem, gostaríamos de ter mais brasileiros em nossas apresentações no palco. Portanto, alerto que já a partir de 28 de junho, os interessados em palestrar no SXSW 2017 podem fazer suas inscrições”.

Hugh avalia que este ano sua pioneira iniciativa atingiu sua melhor performance: “2016 foi um marco para nossa história. Tivemos a presença do Presidente Barack Obama falando sobre o engajamento cívico das sociedades contemporâneas; Megan Smith abordando o tema das mulheres empreendedoras e Dirk Ahlborn comentando sobre o Hyperloop. A soma de tudo isso e tudo o mais que tivemos no evento este ano nos deixa pensar que fizemos talvez nosso trabalho mais inspirador até hoje. Inspiração, aliás, é a maior razão das pessoas virem até o SXSW”.

Megan Smith é a cabeça digital do Governo Obama. Dirk Ahlborn é chefe do projeto Hyperloop Transportation Technologies, idealizado pelo gênio-magnata Elon Musk, que prevê o desenvolvimento de um trem hiper-veloz involucrado dentro de um tubo, que atingirá 1.300 quilômetros por hora e terá capacidade para transportar 15 milhões de passageiros por ano.

Para Hugh, é esse tipo de “inspiração” que faz seu evento algo diferenciado.

“Tivemos 37.660 inscritos em 2016, nosso recorde até hoje, mas odeio essas estatísticas. Nosso evento nunca se propôs a bater recordes de quantidades, nosso foco é qualidade. E acho que conseguimos entregar mais qualidade este ano do que nos anteriores”.

Para buscar capturar a tendência de convergência das plataformas tecnológicas, cada vez mais integradas umas às outras, e também para exprimir a quebra de barreiras entre as atividades, em que disciplinas antes estanques agora mesclam-se umas às outras, o SXSW deste ano apresentou mais temas multi-festivais. Ou seja, num evento que soma três encontros diversos (cinema, música e interatividade), a tentativa foi trazer assuntos que englobassem os três: “Foi de fato nosso ano mais ambicioso nesse sentido. Percebemos que a conexão cross-industry que essas seções promovem são cada vez mais valiosas para a nossa audiência e avaliadas como as que mais atraem a atenção dos visitantes. Vamos seguir nesse caminho”, revela ele.

Para Hugh, os três blockbuster do SXSW 2016 foram:

  1. a) President Obama’s keynote conversation on Friday, March 11

  1. b) Andy Puddicombe’s closing keynote on Tuesday, March 15

c) Anthony Bourdain interview on Sunday, March 13 —

Sobre o destaque que o assunto Virtual Reality teve em 2016, Hugh considera-se até certo ponto surpreso: “Sim, a realidade aumentada estava obviamente em nosso radar, mas o sucesso do tema nos surpreendeu. Em 2017, vamos ter mais sobre VR nos nossos palcos”, prevê ele.

Hugh conta ainda que a curadoria dos temas a serem abordados é feita muito mais de forma intuitiva do que através de pesquisas e racionalidade (embora o evento faça pesquisas anuais com seus participantes). Cada trilha (um conjunto de temas e sub-temas agrupados) tem um líder e esse líder orienta as preferências do Festival. Muitas vezes é o viés pessoal de cada líder que pode determinar o destaque de um ou outro assunto que será abordado.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que as conversas de bastidores do Web Summit Rio dizem sobre o futuro da tecnologia?

    Conversei, observei e andei bastante pelo Riocentro e decidi compartilhar 3 percepções que me chamaram muita atenção nas conversas

  • Sobre barreiras transponíveis

    Como superar os maiores desafios do marketing com a gestão de ativos digitais