Soy loco por ti, América

Buscar
Publicidade

Opinião

Soy loco por ti, América

Há muito mais a unir os latino-americanos além da geografia


3 de maio de 2016 - 9h22

Você já se perguntou se é latino-americano?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Relações Internacionais da USP em 2015, o brasileiro possui pouca identificação com a América Latina: apenas 4% dos entrevistados se apropriam dessa definição ante a uma média de 43% em outros países como Chile, Peru e Argentina.

Colombia_Copa_Brasil_Torcida-CRED-Agencia_Brasil

Colombianos em Brasília, durante a Copa do Mundo de 2014 (Agência Brasil)

Quando eu me fiz essa pergunta já me antecipei à próxima: o que faz de mim latino-americana? Muito mais do que a localização geográfica ou o passado colonial, a melhor maneira de entender essa construção cultural é olhar para ela como um processo de aprendizado que apenas a experiência do dia a dia pode oferecer. E hoje, fazendo parte de uma grande organização, tenho a sorte de conviver com um time plural com nove latinidades distintas com as quais compartilho as ideias e os jobs de cada dia.

Nessa jornada, três características para mim são marcantes.

Somos criativos
Seja para criar campanhas extensas ou para ter ideias rápidas e eficazes, temos uma dinâmica diferente. Algo nascido entre a habilidade de projetar o futuro apesar das incertezas e a capacidade do improviso. Sempre prontos a pensar o novo e abertos a mudanças.

Somos emotivos
E quem mais neste mundo seria? Rimos alto, tocamos nas pessoas, nos abraçamos quando estamos felizes, abraçamos mais apertado quando estamos tristes. Saímos em grupos enormes para os happy hours, criamos apelidos instantâneos uns para os outros. Puxamos assunto com desconhecidos, discutimos acaloradamente sobre qualquer tema. E, claro, falamos palavrões.

DARIN

Somos colaborativos
É incrível o que a palavra ayuda pode fazer por você. Todas as vezes que necessitei de uma força extra – seja para o espanhol, seja para tirar uma dúvida de última hora – todos estão lá. Estão no WhatsApp, no e-mail, no telefone, no Skype. Falam, falam mais devagar para que eu entenda, repetem, explicam. O comprometimento é incrível.

Mesmo com tantos pontos em comum, temos particularidades marcantes que trazem singularidade a cada país de nossa região e que tornam ainda mais atraente o universo latino-americano. E é esse justamente o grande desafio de comunicação que temos quando lidamos com marcas que necessitam transmitir uma só mensagem, mas entregá-la da maneira mais aderente e personalizada possível. Mais do que respeitar as diferenças regionais, culturais e gramaticais, o importante aqui é pensar a comunicação em cada país como um sistema de códigos que à primeira vista parece familiar, mas que necessita de um olhar estratégico e tático diferenciado para atingir seus objetivos.

Depois de refletir sobre isso e olhar um pouco para nossas diferenças e semelhanças, entendi que ser latino-americano é mais uma atitude perante à vida do que uma limitação regional. É ampliar fronteiras de conexão humana.

Por isso, termino este texto com uma frase que aprendi junto a esse time e que pode resumir todo o companheirismo, carinho e parceria do que é ser latino-americano: fuerza que si puede!

Publicidade

Compartilhe

Veja também