Por que precisamos de um rebranding

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Opinião

Por que precisamos de um rebranding

Carta aberta às agências BTL, de shopper marketing, ativação, brand experience, trade marketing e live marketing


22 de julho de 2016 - 8h00

Foto: Reprodução

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Convido a todos que têm orgulho de trabalhar em uma agência estratégica e criativa a fazer uma reflexão sobre a nossa indústria. Profissionais que atuam nos segmentos citados acima, mas que sentem que o mercado ainda não compreendeu muito bem a nossa atuação.

Hoje em dia tudo é muito dinâmico e, por conta disso, o mundo muda rapidamente. O digital é passado. Storytelling virou storydoing. C to C virou H to H, e omnichannel já virou clichê. A verdade é que o consumidor mudou, e a sua relação com as marcas é outra.

Sabemos que não adianta mais ter uma marca valiosa, Top of Mind, com altíssimos índices de awareness, se as vendas não crescem na mesma proporção, ou se os consumidores conhecem, mas não compram. De nada adianta se as marcas não engajam seus consumidores na hora certa, com a mensagem certa e no momento em que eles estão abertos a escolher, comprar e consumir os seus produtos e serviços.

É exatamente isso o que fazemos. Entendemos comportamento de compra e transformamos valor de marca em ação. Muitos termos nos identificam – agência below de line, agência que faz wobbler, agência de shopper, agência que implementa, agência de PDV, etc. Ainda não sei exatamente qual é o nome, qual é o branding certo para nós, mas sei que a nossa expertise é necessária para transformar valor de marca em ação. Para transformar brand awareness em conversão. Para tornar brand love em brand value.

As universidades ainda ensinam comportamento de compra e shopper marketing como merchandising. Muitos pensam apenas em criação e veiculação. Outros acham que somos apenas a agência que implementa e operacionaliza as ideias dos outros. Temos muito espaço para nos construirmos como agência.

Precisamos corrigir com orgulho e não reduzir o nosso nível de entrega, explicando porque somos tão importantes. É preciso saber explorar a propaganda, mídia e criação, mas saber desenvolver ações que gerem comportamento de compra também é fundamental para as marcas.

Quando seus colegas, pares, amigos e familiares perguntarem o que você faz, diga: eu converto valor de marca em venda. No momento que estamos vivendo – especialmente aqui no Brasil – somos cruciais. Convido a todos a refletir, porque precisamos de novo branding.

 

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