Cenas e lições dos Jogos Olímpicos

Buscar
Publicidade

Opinião

Cenas e lições dos Jogos Olímpicos

Tínhamos receio de como tudo funcionaria, mas o resultado foi extraordinário


6 de setembro de 2016 - 8h37

Receber os Jogos Olímpicos em nosso País. Abrir um hotel fantástico no Rio. Ter a oportunidade de mostrar a hospitalidade brasileira (que falo tanto) para hóspedes do mundo inteiro. Estar lá servindo e, ao mesmo tempo, celebrando com os atletas e turistas. Esses são ou não são motivos para sentirmos o peito cheio de emoção e orgulho? Para mim, foi uma grande oportunidade de aprender.

Quero compartilhar algumas lições sobre o que me chamou atenção. Primeiro, durante vários dias estive pessoalmente no lobby do Blue Tree Design Rio, ouvindo lindas histórias dos desafios de pessoas que batalharam para chegar até aquele momento. Para muitos, estar no Rio já era um prêmio. Enquanto ensinávamos todos a fazer tsuru, símbolo da paz no Japão, uma juíza do Oriente Médio contava-nos e desabafava como é a convivência diária com a guerra, uma realidade tão oposta da vida no Rio de Janeiro. Ela dobrava o papel com profunda emoção, e o levou para lembrar-se dos momentos felizes no Rio de Janeiro e na Olimpíada.

Outro ponto foi assistir à delegação japonesa, a única a entrar no estádio do Maracanã durante a cerimônia de abertura carregando bandeirolas do Brasil. Simbolismo de gratidão pela acolhida, gesto de carinho com quem os recebia. Assim, de forma simples, podemos demonstrar a gratidão, que é a forma como nós, hoteleiros, devemos atuar. Exceder as expectativas, servir com prazer e humildade mesmo as solicitações mais inusitadas é demonstração de retribuição pela escolha.

E que aprendizado com a criatividade do brasileiro! Encantar o mundo com a renda que passaria despercebida. A renda brasileira ampliada e valorizada simbolizou a beleza do nosso artesanato, que impressionou todo o mundo. Incrível como as coisas simples podem ter outras dimensões quando existe um olhar que enxerga além do comum. É surpresa que vale medalha de ouro pelo impacto fascinante.

Da mesma forma, o Primeiro Ministro japonês, Shinzo Abe, mostrou muita criatividade, “chegando” vestido de Super Mário Bros ao estádio no encerramento. Para quem conhece a tradição, cultura e o padrão japonês de conduta, é outra surpresa para o mundo, em uma só noite. Uma ousada formalidade histórica! Imagino que simboliza o desejo de mostrar o lado moderno, e que Japão está pronto para quebrar paradigmas. Que mantém sua cultura milenar, mas que também está mudando. De fato, é importante mudar, evoluir e fazer diferente sem perder a nossa essência. Também na empresa, precisamos constantemente fazer o “kaizen”, prática japonesa de evoluir, mas mantendo a alma e a essência.

Por fim, tínhamos receio de como tudo funcionaria, mas o resultado foi extraordinário, fantástico, um resumo da capacidade de realização do Brasil. Assim, o DNA brasileiro, de imensa criatividade e capacidade de execução sem perder a alegria, bom humor e simpatia, que está em nossa essência, e que fez o mundo falar bem do Brasil de ponta a ponta. O Zika e outros riscos evaporaram no ar. A festa foi linda e continuará sendo durante as próximas semanas, com os Jogos Paralímpicos. Este, sim, é um exemplo de superação. Quero acompanhar e aplaudir ao máximo. Uma aula de que nossos problemas não são nada. São pequenos e contornáveis.

Na última semana, fui tiete de algumas atletas que estavam no aeroporto de Nova York, a caminho do Rio. Tiramos fotos, batemos papo, convidei para almoçarmos no Blue Tree Design, no Rio. Elas estavam com energia super para cima, apesar da longa viagem em voo direto de Tóquio. Sinceramente, o coração bateu forte, segurei minhas lágrimas de agradecimento pelo ensinamento sutil de que, não importa como somos, devemos viver intensamente e com alegria.

Estarei lá, novamente, torcendo e capacitando-me, porque as descobertas continuam. E você, o que tira de ensinamento deste momento único que estamos vivendo?

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • A importância de ter olhares diversos na construção de uma marca

    Desafios e as estratégias necessárias para manter uma reputação sólida em um mundo em constante mudança

  • Como o líder brasileiro se destaca no mercado estrangeiro?

    Saiba quais são as características nacionais valorizadas fora do País e o os pontos de atenção aos executivos locais