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Opinião

No bolso de cada shopper tem algo mais valioso que o dinheiro

Path to Purchase Expo, que acontece em Chicago, deixa claro que não dá para pensar em gerar conversão sem pensar em mobile


22 de setembro de 2016 - 17h13

Foto: Reprodução

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Anteriormente conhecida como Shopper Marketing Conference and Expo, a Path to Purchase Expo é a principal conferência e exposição para a indústria e o varejo interessados em marketing para shoppers, geração de tráfego no varejo e conversão. A feira acontece em Chicago entre os dias 20 e 22 de setembro, e estamos aqui para contar um pouco do que está acontecendo no evento que reúne as principais agências de shopper marketing, clientes e varejistas.

Mobile – o PDV que mora no seu bolso
O mito do shopper marketing restrito ao PDV não assusta ninguém aqui no P2P Expo. As palestras caminharam pelos mais diversos varejistas e categorias. Chegamos surfando na onda de quem manda por aqui, o gigante Walmart. A rede que tem agora como plataforma não só economizar o dinheiro de seu shopper como economizar algo tão precioso quanto: o seu tempo. E, para isso, nada como contar com a tecnologia, que agiliza desde a compra pela internet com retirada nas lojas até os caixas de auto atendimento. Logo depois já sentimos o gostinho dos chocolates Mars e balas Wrigley, e aquele conforto de estar com marcas que estão mandando muito bem no Brasil, nos fez sentir em casa.

A Mars nos trouxe insights de como inserir os seus produtos em uma das ocasiões mais fortes do calendário americano: o Super Bowl. Começando nas redes sociais dos varejistas e culminando com exposições integradas nas lojas, a empresa conseguiu inserir os seus produtos em uma ocasião que era dominada por snacks salgados, ganhando relevância e aumentando de maneira importante as suas vendas. E, como todo fim de tarde deve ser, Heineken veio nos contar sobre como estão se aproveitando de diferentes momentos do dia dos consumidores para criar um gatilho para compra.

Mobile foi o grande poderoso do evento e ficamos animados ao ver o que ele fará pelo varejo em bem pouco tempo no Brasil. Não existe como pensar em gerar conversão sem pensar em mobile. E não existe como pensar em mobile isoladamente. Ele é parte essencial de uma plataforma cada vez mais única e integrada.

Seja ele como uma ferramenta para acesso direto ao e-commerce, interação com apps ou consumo de conteúdo, a ideia era mostrar que temos que enxergá-lo como a nova casa dos shoppers – a casa onde ele tem tudo que escolheu, gosta e ainda tem um check-out a um clique de distância.

Técnicas e cases que traziam insights interessantes de como conduzi-lo à compra com formatos de webrooming ou showrooming também fizeram diferença e abriram as portas para entendermos que os dados gerados por outros apps de uso contínuo e até plataformas de pesquisa podem ser ferramentas ainda mais interessantes para condução de shopper para varejos que tem a sua cara e com um mix de produtos ainda mais selecionado por micro-regiões.

Nos próximos dias veremos um pouco mais das principais tendências do varejo e shopper marketing nos EUA. Não sabemos ainda o que será apresentado, mas sabemos que absolutamente tudo aquilo que veremos terá algo de mobile envolvido. Seja para aumentar a conversão, facilitar a vida dos shoppers, economizar tempo, customizar ofertas ou mesmo gerar informações. O shopper marketing está se tornando cada vez mais marketing para shoppers. Enquanto cada um de nós possuir um smartphone no bolso, seremos sempre shoppers, a qualquer hora e em qualquer lugar. Desde que haja sinal de internet, é claro.

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