Como bombar seus vídeos na internet

Buscar
Publicidade

Opinião

Como bombar seus vídeos na internet

Cinco dicas para promover sua marca na web sem o risco de prejudicar sua imagem


20 de janeiro de 2017 - 13h18

Professional photo studio with flash lights, stands, camera and background equipments

crédito: ozgurdonmaz/ISTOCK

Postar vídeos na internet é uma das formas mais simples e baratas de promover uma pessoa ou uma empresa. No entanto, o conteúdo não pode ser exibido de qualquer maneira. Há alguns cuidados que devem ser tomados para que a exposição na web não seja prejudicial à imagem de quem procura reconhecimento.

1. Faça vídeos curtos

Muitos internautas não têm tempo – e paciência – para assistir a vídeos longos. Tente expor as suas ideias em gravações de, no máximo, cinco minutos. A mensagem precisa ser clara e objetiva. Caso contrário, ela pode não ser compreendida pelo público.

2. Escolha corretamente o ambiente

O local da gravação também faz parte da mensagem que você deseja passar aos internautas. Por isso, a escolha do ambiente é extremamente importante. Opte por lugares que não tenham muito barulho e detalhes que possam distrair quem está te assistindo. Escolha um cenário que tenha a ver com o tema do vídeo. É importante ficar atento à luz do ambiente e às falas dos participantes da gravação. A imagem precisa ser nítida e o som deve ser audível.

3. Cuide bem da edição

Não adianta encontrar um ambiente adequado, captar boas imagens e um áudio perfeito, se a edição for ruim. Antes de mexer no vídeo, monte um roteiro para ordenar as suas ideias. Escolha trilhas sonoras e fotos que possam enriquecer a mensagem. Se utilizar o gerador de caracteres, observe o tamanho da fonte para que ela caiba em qualquer tela. Quando for selecionar músicas, tenha cuidado para não infringir a Lei de Direitos Autorais. Sites como freemusicarchive.org e freesound.org disponibilizam material gratuito e de acordo com as normas. Depois dessas etapas, faça a edição em um programa de sua preferência. Recomendo o Adobe Premiere ou Final Cut (para quem tem um Mac da Apple).

4. Seja agradável

É claro que algo agradável para mim pode te desagradar. Isso é subjetivo. No entanto, o que não falta é exemplo de vídeos bem-sucedidos na internet. Pesquise por produções com muitas visualizações e que possuam temas semelhantes ao seu. Preste atenção na linguagem utilizada e se inspire. No geral, internautas não gostam de nada muito formal e palavras difíceis. Lembre-se de que o seu vídeo pode atingir pessoas de diferentes classes sociais, faixas etárias, escolaridade, culturas e gostos. Todas elas precisam compreender a mensagem transmitida. Então, seja simples. Evite falar coisas que podem ser consideradas complexas, por mais que o assunto seja denso.

5. Muita atenção à descrição e às tags

Na hora de postar o vídeo na internet, faça uma descrição completa do assunto e não se esqueça de colocar palavras-chaves neste texto. Assim, as pessoas vão te achar com maior facilidade em ferramentas de pesquisa. Por exemplo: se o tema da produção for “alimentação saudável”, tais palavras precisam estar em sua apresentação. As tags escolhidas também são fundamentais para o vídeo bombar. Elas farão com que o Google entenda que ele é importante. Para tanto, as tags necessitam estar bem alinhadas com o conteúdo exposto. Por fim, ao postar a produção nas redes sociais, use ferramentas para impulsioná-la. Atente-se ao escolher o público alvo, o valor gasto e o período de impulsionamento para obter os melhores resultados possíveis.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • A importância de ter olhares diversos na construção de uma marca

    Desafios e as estratégias necessárias para manter uma reputação sólida em um mundo em constante mudança

  • Como o líder brasileiro se destaca no mercado estrangeiro?

    Saiba quais são as características nacionais valorizadas fora do País e o os pontos de atenção aos executivos locais