Como não cometer erros no envio de e-mail marketing

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Opinião

Como não cometer erros no envio de e-mail marketing

Essa ainda é uma das melhores formas de chegar ao público, mas em meio à avalanche de mensagens que as pessoas recebem, é preciso saber se destacar na multidão


3 de março de 2017 - 11h00

 

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(Crédito: reprodução)

Títulos chamativos e assuntos que tragam cliques. Os empresários e empreendedores aprenderam a valorizar muito essas características em um e-mail marketing. Afinal, o e-mail ainda é uma das melhores formas de chegar ao público, mas em meio à avalanche de mensagens que as pessoas recebem, é preciso saber se destacar na multidão.

Sim, isso é verdade. O problema é que não adianta ter um título excelente se o conteúdo não é. Eu ainda vejo muitos erros no conteúdo dos e-mails enviados pelas empresas. Por isso, é importante que seja dada muita atenção ao conteúdo que chega ao público.

Entregar o conteúdo prometido

Se o título do e-mail oferece uma promoção ou preços mais baixos, o conteúdo precisa mostrar que aqueles produtos estão realmente mais baratos. Se o título promete algo surpreendente, então o conteúdo do e-mail deve surpreender o leitor. O fato é que títulos bem escritos não vendem por si só.

Depois de fazer uma promessa encantadora no título, o conteúdo precisa ser escrito com o mesmo cuidado. Geralmente, as pessoas não têm tempo a perder e querem textos objetivos e facilmente “escaneáveis”, ou seja, com palavras de destaque que permitam entender do que se trata em uma olhada rápida.

Oferecer utilidade

Você já parou para refletir se o conteúdo é realmente útil para a sua audiência? Infelizmente, muitos e-mails são enviados com informações irrelevantes ou repetitivas. Dê uma recompensa a quem abrir o e-mail, seja uma dica útil, inspiração ou algo a mais. E evite falar para uma lista: ninguém gosta de receber um e-mail que parece ter sido enviado a muita gente, e sim algo mais pessoal, que parece ter sido enviado diretamente a ela.

Nem sempre é necessário seguir um padrão ou modelar outros e-mails. Geralmente é uma boa ideia tentar inovar e criar algo diferente. Nessas horas, o ideal é ser sincero, usar palavras simples e que atinjam em cheio as dores da sua audiência.

Aproximar-se sem insistir

Outro erro muito comum nas estratégias de e-mail marketing é insistir demais no envio de e-mails, o que chega a afastar ainda mais o público e gerar cancelamentos. Por isso, é preciso mandar e-mails em menor quantidade, investindo na qualidade deles.

Algumas ações são importantes para criar proximidade no e-mail marketing, e que muita gente se esquece: personalizar o e-mail com o nome do destinatário, sem repetir muito para não parecer spam; e colocar a própria cara e o próprio nome no e-mail remetente, em vez de querer mostrar a marca. Afinal, pessoas compram de pessoas.

No fim das contas, mais do que vender, o e-mail marketing tem a função de desenvolver a confiança da audiência. Ele permite educar o público por meio de um relacionamento. Assim, em vez de ser apenas uma plataforma para anunciar produtos e preços, o e-mail permite que o empreendedor construa sua autoridade e conquiste algo muito melhor que uma venda: clientes fiéis à marca.

 

 

 

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