João Dória e o Bilhete Único

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Opinião

João Dória e o Bilhete Único

Três impactos da possível venda de dados do comportamento dos usuários de transporte público da cidade


10 de março de 2017 - 9h02

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crédito: reprodução

O prefeito de São Paulo, João Dória, anunciou uma possível intenção de oferecer a base de dados de 15 milhões de usuários do Bilhete Único para a iniciativa privada. Mas que tipo de informações o Bilhete Único armazena? Ao se cadastrar no sistema da prefeitura, o usuário preenche uma pesquisa de perfil socioeconômico, com seu endereço, idade, gênero. O uso do cartão possibilita também acesso às informações sobre trajetos e perfil dos passageiros de ônibus em determinadas linhas.

Publicidade cada vez mais assertiva
Esses dados são muito importantes para os negócios. Eles auxiliam, por exemplo, o comércio a mapear o comportamento dos consumidores. Atualmente, quem investe em propaganda off-line tem um feedback raso de seus investimentos. Uma empresa, por exemplo, que faz um anúncio em ônibus, não tem uma noção exata de quantas pessoas estão sendo impactadas, e tampouco sabe detalhes das características desse público. Dessa forma, os dados dos usuários do Bilhete Único mostrariam com precisão quantas pessoas estiveram no veículo ou por onde passaram. Tudo isso é relevante para auxiliar os negócios e para entender a dinâmica do usuário, ou até a do transporte da cidade.

Aplicações cada vez mais voltadas à geolocalização
Com a venda deste banco de dados, torna-se mais atraente a análise de geolocalização, com aplicativos que informam deslocamento ou até condições econômicas dos usuários, por onde andam, por quais linhas trafegam, e em qual horário. Prever a movimentação do público e estimar quantas pessoas transitam em um local durante o dia é uma chave para aprimorar serviços como o transporte e o comércio. As Informações relevantes dos usuários do Bilhete Único tornam-se dados valiosos também para as empresas – que realizam análises avançadas, atendendo interesses comerciais.

Transporte 24 horas – e mais seguro
A própria natureza do serviço público envolve um grande volume de dados, pelo atendimento a milhões de cidadãos. Com acesso aos dados, é possível aprimorar os serviços oferecidos, aumentando a satisfação. No caso do transporte, um bom exemplo é a relação dos custos e gastos de uma viagem e do comportamento do usuário em relação ao número de veículos disponíveis. É possível fomentar a operação de ônibus e metrô por 24 horas, com um custo bastante reduzido e eficiente, algo que hoje não existe em nossa cidade.

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